Dá para entender ou dar para entender?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Vai dá certo, costumeiro na linguagem popular, portanto, foge à regra, razão por que não está correto.

Significado de Dar
verbo bitransitivo Oferecer alguma coisa a alguém sem pedir nada em troca: deu comida ao mendigo. Ofertar como presente ou retribuição a: deu ao filho um computador. Trocar uma coisa por outra; transferir: deu dinheiro pelo carro. Ceder alguma coisa em troca de dinheiro; vender: dê-me aquele relógio.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Dá vem do verbo dar. O mesmo que: oferece, troca, transfere, vende, paga, recompensa, gera, promove, comunica.

Resposta: "Me dá" é a forma correta na maioria das situações. "Me dar" é a forma infinitiva do verbo "dar", enquanto "me dá" é a forma imperativa, utilizada para fazer um pedido ou solicitação para que alguém dê algo.

Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

A expressão mencionada no título é comumente utilizada para dizermos que há uma grande possibilidade de algo acontecer – seja devido às circunstâncias (situação) ou aos recursos (financeiros, etc) que se possui para isso.

6 sinônimos de dar certo para 1 sentido da expressão dar certo: Ter êxito: 1 ter êxito, ter sucesso, funcionar, resultar, resolver-se, correr bem.

2 organizar, promover, fazer, preparar, programar, providenciar. Exemplo: Vamos dar um chá de bebê para nossa filha mais velha. Ser causa de algo: 5 causar, originar, provocar, propiciar, proporcionar, permitir, suscitar, render.

D) O verbo dar é transitivo indireto, por isso é regido por um complemento sem preposição.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).