Dá para comer carne de tubarão?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na verdade, eles são servidos em muitos dos melhores restaurantes, embora sempre fritos ou cozidos. Isso porque esse tipo de carne não fica muito saborosa quando grelhada. Uma das principais razões pelas quais o tubarão é consumido, além de seu preço, é porque é uma carne limpa de espinhos.

Para comparação, o quilo da carne de tubarão gira em torno de R$ 25 a R$ 30 no Brasil. Essas frotas internacionais, no entanto, estão proibidas de praticar o finning, ou seja, de manter as nadadeiras e descartar a carcaça no mar a fim de liberar seus porões para mais barbatanas.

Por isso, você precisa evitar o consumo desse tipo de carne. A presença de metais pesados no corpo humano pode causar problemas como doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Sem contar que, ao parar de comer cação, você também para de contribuir com a indústria de crueldade animal.

A família dos tubarões é grande e, de fato, acredita-se que existam mais de 350 variedades diferentes, entre as quais se descobriram algumas que são consideradas comestíveis. Por exemplo, na Espanha, o cação, o tubarão azul, o mako, o cação-bico-de-cristal, a caella, a musola e o tubarão-albafar são consumidos.

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

Embora seja comum em restaurantes de países asiáticos como o Japão, o consumo de carne de baleia é proibido no Brasil pela Lei nº 7.643, de 18 de dezembro de 1987. Quem comer pode responder por crime ambiental, pagar multa e ser preso por até cinco anos.

Comer golfinhos e baleias é tradição
Comer golfinhos e baleias é uma tradição entre a população das zonas costeiras de Taiwan, que os consideram bons para a saúde. Mas desde 1989 todas as espécies destes animais estão protegidas por uma lei. Da France Presse.

Um animal legalizado pode ser comprado por algumas centenas de milhares de dólares.

Mas, na verdade, cação é qualquer espécie de tubarão: pequenos, filhotes e até mesmo os oceânicos, de grande porte", diz Bianca. Eles e as raias são parte do grupo dos elasmobrânquios, dos peixes cartilaginosos, que não possuem esqueleto ósseo.

O Cação é um pescado de carne macia e delicada, tem sabor leve e não contém espinhas. Assim ele é um dos peixes mais indicados para crianças e idosos.

O cação é um peixe que oferta proteína, fósforo e vitaminas do complexo B.

1 – Espécies que NÃO PODEM E NÃO DEVEM SER CONSUMIDAS
Entre os peixes comercias famosos, temos: cação-anjo, raia-viola, peixe-serra, surubim, cioba, badejo-tigre e mero.

As novas evidências encontradas no estudo mostram que essas baleias são realmente boas em espantar a fera mais temida do mar. As orcas retiram do grande tubarão branco o trono de “predador supremo”.