Como Weber explica o fenômeno da dominação legítima?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Dominação seria, nas palavras de Weber, “a probabilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas”|2|. Por isso, a dominação (que é legitimada pela aceitação) confere a autoridade a quem exerce o poder.

  • OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA1. A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. ...
  • 4.1. Dominação legal. ...
  • 4.2. Dominação tradicional. ...
  • 4.3. Dominação carismática.

É aquela devida ao apreço puramente dito, à admiração pessoal ao dominador e a seu carisma, ou seja, suas qualidades, seus poderes. Os tipos mais puros são com o dominador na posição de profeta, herói guerreiro ou demagogo.

Laços de fidelidade que se estabelecem entre senhor e súdito.

A partir da análise exegética de Weber, chegamos a uma definição de dominação carismática que se baseia primordialmente na relação afetiva dos seguidores com o líder em razão de seu caráter extraordinário.

D) A dominação carismática é legitimada pela fé e pelas qualidades sobrenaturais do líder. A legitimidade vem da crença nas qualidades excepcionais de alguém para dirigir um grupo social. Os seus discípulos, por sua vez, o obedecem por terem fé em suas qualidades e em sua pessoa.

O Tipo Ideal Max Weber refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um “todo tangível”, ou seja, um TIPO. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo.

O conceito de legitimidade de Weber teria a função de diferenciar os tipos puros de dominação. Sob esta lógica, este conceitua tal termo como "a probabilidade (de uma dominação) ser tratada praticamente como tal e mantida em proporção importante”.

Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência. Além disso, a maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar.

- Dominação burocrática (ou racional-legal): é aquela em que o Direito -as normas legais racionalmente definidas -confere legitimidade e poder à autoridade formalmente constituída.

Tipos de Sociedade e de Autoridade
Sociedade/Autoridade Tradicional: predominam características patriarcais e patrimonialistas. Ex: clã, sociedade medieval. 2. Sociedade/Autoridade Carismática: predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas.

Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.

"Na linguagem política, entende-se por legalidade um atributo e um requisito do poder, daí dizer-se que um poder é legal ou age legalmente ou tem o timbre da legalidade quando é exercido no âmbito ou de conformidade com leis estabelecidas ou pelo menos aceitas.

Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.

Ao desenvolver suas teorias, é possível perceber que o principal objetivo de Weber era estudar as relações existentes entre indivíduos, a formação de Estados nacionais, a organização e consolidação de regimes e sistemas políticos e as mudanças causadas na sociedade pós Revolução Industrial e fortalecimento do ...

Para ele a sociedade é o conjunto das ações dos indivíduos, nas suas múltiplas e recíprocas relações. Weber quer buscar entender a sociedade, na sua totalidade, analisando o conjunto de ações e motivações dos indivíduos, nas suas relações recíprocas e quotidianas.

O Conceito de Legitimidade diz respeito aos discursos que justificam ordens sociais e formas de organização política. Definições mais específicas da legitimidade a associam à aceitação objetiva de estruturas de poder por uma parcela demograficamente significativa de uma população.

Segundo Norberto Bobbio, a legitimidade e a legalidade são atributos do exercício do poder'. Entre esses atributos, porém, diz o autor, pode-se estabelecer a seguinte distinção: enquanto a legitimidade é um requisito da titularidade do poder, a legalidade é um requisito do exercício do poder.

O que é a Legitimidade:
Neste sentido, a legitimidade de uma ação ou de um processo se dá quando esta está de acordo com as normas pré-estabelecidas pela jurisdição. Um bom exemplo são as assinaturas de contratos de trabalho, que devem ser estabelecidas conforme as leis de direito correspondentes.

A três tipos de dominação para Weber; Legal, Tradicional e Carismática.