Como Watson e Sherlock se conheceram?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O encontro de Sherlock Holmes com Dr. Watson se deu no primeiro livro “Um Estudo em Vermelho”, quando Dr. Watson estava em Londres para se recuperar de ferimentos de guerra.

Bell fazia com seus alunos, Sherlock Holmes gosta de incentivar o Dr. Watson, seu companheiro e melhor amigo, a exercitar a capacidade analítica e tirar suas próprias conclusões. Conan Doyle foi, ele mesmo, uma espécie de Dr.

Diz Holmes a Watson: “A observação me mostra que você esteve esta manhã na agência postal da Wigmore Street e a dedução indica que foi passar um telegrama” (DOYLE, 2016, p. 141). E explica: A observação me diz que no peito do seu pé há um pouco de terra avermelhada.

Sherlock Holmes é o detetive mais famoso do mundo, adorado por milhares de fãs. Este volume especial contém os quatro romances escritos por Sir Arthur Conan Doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: Um estudo em vermelho, O signo dos quatro, O cão dos Baskerville e O vale do terror.

Você vê, mas não observa. Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes. Todos os problemas se tornam infantis depois de explicados. O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa.

cocaína

Também não deve ser coincidência quando o escritor e estudante de Medicina, Conan Doyle, publicou o famoso primeiro episódio de Sherlock Holmes – Um estudo em vermelho –, em 1887, no qual, entre outras características, o detetive apresenta quadro típico de dependência de cocaína.

Vida pessoal de Sherlock Holmes
O ano de seu nascimento só foi desvendado por conta de uma informação dada em uma de suas aventuras: ele tinha 60 anos em 1914. Assim, concluiu-se que o nascimento tenha acontecido no ano de 1854.

Sherlock: Significa "pessoa de cabelos curtos", "pessoa de cabelos rentes". Esse nome surge a partir do escritor britânico Arthur Conan Doyle (1859-1903), que consagrou seu principal personagem Sherlock Holmes.

Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é considerado o maior detetive de todos os tempos, tanto que muita gente não sabia ao certo se era ficção ou realidade. O personagem mítico criado por Sir Arthur Conan Doyle, cativou o público desde o primeiro momento devido às suas técnicas de detetive inovadoras.

James Moriarty

Todo grande herói precisa de um grande vilão para fazer suas histórias mais grandiosas. E no caso do detetive Sherlock Holmes esse rival se chama James Moriarty. O vilão apareceu primeira vez em 1893, na publicação do livro “O Problema Final”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle.

As bases da nova corrente da Psicologia, eram contrárias à Psicologia de Freud, que ele considerava fantasiosa. Watson desprezou também a hereditariedade como a responsável pelos diversos tipos de personalidade, que atribuía exclusivamente à experiência e ao condicionamento do comportamento.

De acordo com a pesquisa que suportou seu livro, existem algumas técnicas que podemos treinar para observar e deduzir como Sherlock:

  1. Observar os detalhes. ...
  2. Prestar atenção ao básico. ...
  3. Permanecer ativo durante uma comunicação. ...
  4. Manter-se entretido. ...
  5. Administrar energia. ...
  6. Desligar-se do meio externo.

O motivo do nome do livro ser Um Estudo em Vermelho está explicado em um trecho do próprio livro, em uma conversa que Holmes teve com Watson após ele ter lhe convencido a investigar esse crime, que transcrevo abaixo: Devo lhe agradecer por tudo.

7 chaves para aprender a pensar como Sherlock Holmes

  1. Desenvolva o seu ceticismo. ...
  2. Pensamento inclusivo. ...
  3. Um compromisso verdadeiro. ...
  4. Muitas vezes é preciso se afastar para pensar melhor. ...
  5. Podemos ajudar com um diário. ...
  6. Para aprender a pensar como Sherlock Holmes, pratique desafios mentais. ...
  7. Use as suas habilidades para fazer o bem.

Um estudo em vermelho propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr.

Sherlock é o tipo de livro que desperta o hábito de leitura nas pessoas! Apesar de ser um livro do século XIV, a leitura tem uma linguagem simples e flui muito bem. A atmosfera investigativa contribui e Sherlock tem seus momentos divertidos devido aos seus hábitos peculiares. É uma leitura para todos e todas as idades!

Tal denominação surge apenas em 1871, quando a lei dispunha que o inquérito policial consistiria em todas as diligências necessárias para o desenvolvimento dos fatos criminosos, de suas circunstâncias e de seus autores e cúmplices.

Ao todo são 56, divididos em 5 antologias. Além disso, há também quatro romances que trazem o detetive como protagonista. São eles: Um Estudo em Vermelho, O Sinal dos Quatro (também publicado no Brasil como O Signo dos Quatro), O Cão dos Baskerville e O Vale do Medo.

Watson relata, também, a aparência física de Holmes. Muito alto, possui mais de um metro e oitenta, extremamente magro, pálido, nariz fino. Pratica exercícios físicos apenas se exigidos em sua profissão de detetive.