Como voltar a ter o corpo de antes da gravidez?

Perguntado por: osales7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

A alimentação saudável é uma arma poderosa para quem pretende voltar ao corpo de antes da gravidez. Por isso, em vez de produtos industrializados, frituras e fast-food, encha a geladeira com verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

O que fazer para a barriga voltar ao normal após o parto
A prática de exercícios físicos com orientação de um profissional durante a gestação e após o parto podem ajudar o abdome a recuperar o trofismo da musculatura, além de melhor a flacidez da pele.

Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.

A hidratação é ainda mais importante para as futuras mães, por causa dos vários benefícios trazidos por esse hábito, como melhora na circulação sanguínea, especialmente no útero e na placenta; evita infecções urinárias e a retenção de líquidos, entre outras vantagens.

A amamentação, por exemplo, colabora com o processo de emagrecimento, uma vez que a produção de leite exige um gasto calórico extra. Além disso, é preciso levar em conta outros fatores como metabolismo, saúde mental e alimentação.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.

A diástase abdominal é uma condição causada nos músculos do abdômen da gestante, acima ou abaixo do umbigo, quando eles se separam e não voltam ao normal, deixando uma saliência na barriga.

As mudanças no corpo que ocorrem durante a gravidez têm impacto direto, o que pode gerar flacidez pós-parto. Durante a gestação, a barriga cresce para acomodar o desenvolvimento do bebê e, com isso, a pele e os músculos sofrem um estiramento natural graças ao ganho de peso e aumento do volume corporal.

Tenha uma rotina de exercícios físicos
Os exercícios ajudam a perder peso, eliminar gordura, combatem a flacidez abdominal e evitam uma infinidade de problemas de saúde. Para queimar calorias e evitar o ganho de peso, é importante investir em exercícios aeróbicos.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Tratamento para Flacidez na Barriga

  1. Aumentar a ingestão de água.
  2. Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno.
  3. Praticar exercícios físicos.
  4. Parar de fumar.
  5. Manter o peso estável.
  6. Usar cremes.
  7. Fazer tratamentos estéticos.

Em casos que a diástase abdominal não é tão grave e os músculos estão pouco afastados, a atividade física pode ajudar bastante. As mais recomendadas são a musculação e o pilates, pois as duas práticas contém exercícios de fortalecimento abdominal.

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

A prática regular de exercícios físicos também é importantíssima no emagrecimento saudável. Mas nada de exercícios de alto impacto. Os músculos do assoalho pélvico ainda estão enfraquecidos depois do nascimento do bebê. Caminhadas com seu filho e exercícios de pós-parto de ioga e pilates são altamente recomendados.

Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.

Dieta pós-gravidez: 6 dicas para recuperar o corpo após a...

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada. Opte por uma alimentação balanceada, rica em grãos, frutas, verduras e legumes. ...
  2. Coma a cada três horas. A regra é clara: não passe fome! ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Volte a fazer exercícios aos poucos. ...
  5. Descanse. ...
  6. Tenha paciência.

É normal engordar mais na segunda gestação.
MITO. A barriga costuma aparecer mais rápido devido à flacidez da musculatura já provada pela primeira gestação. No entanto, isso não reflete no ganho de peso.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

Apesar de a amamentação contribuir para a perda de peso no pós-parto, sozinha ela não é garantia de emagrecimento. Por isso, se você alimentar bem, de forma saudável e praticar exercícios, o seu corpo irá se adequar às novas mudanças e ajudará no retorno ao peso que você deseja.

Conclusão: amamentar realmente emagrece. A mulher que amamenta seu bebê exclusivamente no peito pode perder até 500 gramas por mês, voltando rapidamente ao corpo que tinha antes de engravidar.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.