Como voltar a receber o auxílio emergencial 2022?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Critérios do auxílio emergencial 2022

  1. A família deverá estar inscrita no Bolsa Família de 2020;
  2. Precisará ter registro atualizado no Cadastro Único;
  3. O chefe de família precisa estar desempregado;
  4. Ter na família ao menos uma pessoa menor de 18 anos.

Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício.

Não. O benefício do Auxílio Emergencial foi concedido em 2020 e estendido em 2021 e 2022. Segundo o governo federal, quem se inscreveu no programa receberá a última parcela em dezembro de 2022, não havendo mais a possibilidade de se inscrever novamente.

Mesmo com o fim das parcelas, muitas pessoas ainda se perguntam se o Auxílio Emergencial será prorrogado para 2022. A resposta é sim! O Auxílio Emergencial 2022 será pago para uma parcela da população.

Você vai precisar se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) e aguardar a análise de um sistema informatizado, que avalia todas as regras do Programa. A entrada no PAB não é automática, pois o Governo Federal analisa o limite orçamentário do programa.

Resposta: Não é possível reaver a parcela.
Os recursos não sacados na conta de depósito do Bolsa Família ou nas poupanças sociais digitais abertas e não movimentadas no prazo de 120 dias retornam para os cofres da União.

Quem não sacar o auxílio emergencial em 90 dias pode perder o benefício. Se o valor não for sacado em até 3 meses, contando da data do depósito da parcela, o dinheiro pode voltar para os cofres do governo.

O que fazer quando o Auxilio Brasil está bloqueado? É possível atualizar os dados pelo aplicativo Auxilio Brasil e depois comparecer em um posto do CRAS com a documentação para comprovação dos dados. Mas também é possível ir diretamente ao CRAS e realizar a atualização.

Recupere o Auxílio Brasil cancelado
A principal é fazer a atualização de dados no CadÚnico. Para isso é preciso procurar uma unidade de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Em seguida, levar todos os documentos que possam comprovar a necessidade de recebimento do salário.

Após a atualização do cadastro, você deve esperar cerca de 45 dias para o seu nome entrar no sistema. Mas é importante ligar 0800 707 2003 para saber se seu benefício está liberado, tá?

Para saber quando irá receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu NIS (Número de Identificação Social), no cartão do benefício ou fazendo uma consulta do CadÚnico, informando o CPF.

Originalmente fixado em R$ 400, o benefício foi reajustado temporariamente para R$ 600 por meio da Emenda Constitucional 123, de 2022. O pagamento extra de R$ 200 vale apenas até dezembro deste ano.

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111. Depois digite o seu CPF ou NIS.

Mesmo após o fim do programa, a Dataprev segue disponibilizando em seu site a consulta do Auxílio Emergencial. Assim, para saber se terá direito ao valor extra pago em 2023 a família pode acessar e fazer a consulta pelo CPF no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/.

Web : Você pode acessar o aplicativo do Cadastro Único no formato Web no seguinte link: cadunico.cidadania.gov.br ou baixando gratuitamente pelas lojas: GooglePlay (Android) ou Apple Store (IOS) (clique aqui).

Documentos obrigatórios para o cadastramento
a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.