Como voltar a postura após a abdominoplastia?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Um dos principais cuidados pós-operatórios de abdominoplastia é em relação à postura ao andar. As costas devem ficar um pouco curvadas e as mãos sobre a barriga, como se você estivesse apoiando-a em suas mãos. Essa posição também deve ser mantida por 15 dias, ou até que você não sinta mais dores.

Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

Quais exercícios são recomentados para favorecer o resultado da abdominoplastia? A princípio, é aconselhada a realização de exercícios de alongamento da região abdominal, o que ajuda a eliminar a tensão habitual do pós-operatório. Aulas de yoga e pilates são aconselhadas para aumentar a elasticidade muscular.

Geralmente, é necessário até um mês de repouso e o paciente deve esperar entre 30 e 45 dias para retomar as atividades menos intensas após a abdominoplastia. Para exercícios que movimentem o abdome, o ideal é aguardar pelo menos 60 dias.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

É muito comum que algumas pessoas se queixem por continuar com barriga após uma abdominoplastia, mas isso pode ter mais relação com o crescimento pós-procedimento esvaziado do que com a qualidade da operação. Se você passou por uma abdominoplastia recente e está com uma barriguinha, não se desespere, ela pode sumir!

Manter-se encurvada nos primeiros dias de pós-operatório de abdominoplastia; Evitar exposição à luz solar; Evitar movimentação excessiva, carregar peso e traumas na região abdominal; Manter alimentação normal e equilibrada.

Alguns acessórios deverão ser interrompidos temporariamente: Óculos após Rinoplastia ou Otoplastia (30 dias), calças jeans após Lipoaspiração (30 a 60 dias), salto alto após Abdominoplastia (3 semanas).

Essa postura deve ser mantida nos primeiros 15 dias ou até que não haja mais dor; sentar-se em cadeira com encosto, apoiando os pés no chão; não retirar a cinta modeladora nos primeiros 8 dias, nem para dormir.

Benefícios da cinta modeladora pós abdominoplastia
Sem o acessório, a sustentação do corpo fica comprometida, os inchaços tornam-se bem mais proeminentes, a cicatrização pode demorar tempo superior ao estimado, sem contar a vulnerabilidade imposta à área tratada.

Uma recomendação extremamente eficaz é realizar 10 sessões de drenagem linfática, dia após dia, seguidamente. Não há dúvidas de que, seguindo essa recomendação, os resultados alcançados, ao final de todo o período pós-operatório, serão excelentes.

O tempo médio de uso de cintas e talas de compressão é entre 2 e 3 meses.

Depois de uma abdominoplastia quanto tempo posso abaixar? Normalmente a partir de 3 semanas.

Como ter um abdômen definido através da abdominoplastia
Dessa forma, é possível conseguir um abdômen definido, com uma aparência lisa e tonificada. Além da eliminação da flacidez, o procedimento também pode recuperar a força músculos enfraquecidos por conta do excesso de gordura.

O abdômen fica com um abaulamento que PODE indicar que os pontos internos da Abdominoplastia abriram. Os pontos internos da Abdominoplastia raramente se rompem. Mas essa é apenas uma possibilidade.

Para as cirurgias de abdominoplastia e prótese de bumbum, orientação é não ter relações sexuais durante um mês. Esse é o mesmo período recomendado para as mulheres que fizeram ninfoplastia, o procedimento que reduz os pequenos lábios, na região íntima. Essas são algumas das cirurgias plásticas mais comuns.

Ela é uma cicatrização interna de um tecido formado por colágeno, que está presente em cada local que a cânula da lipo passou, entre a pele e o músculo. A fibrose deixa a pele com uma aparência irregular e endurecida. São mais comuns em lipoaspiração, colocação de prótese de silicone e abdominoplastia.

A queixa de “estômago alto” acontece principalmente nos primeiros meses após a cirurgia. Ela é associado ao edema (inchaço) causado pela organização dos tecidos de cicatrização. A drenagem linfática pode ajudar bastante nesses casos.

A órtese de umbigo deve ser utilizada por um tempo mínimo de 2 a 3 meses, podendo se estender até 6 meses. Neste período ocorre o maior risco de estenose umbilical, por isso, usar por um período maior não trará vantagens no seu pós-operatório.