Como voltar a namorar depois da separação?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como voltar a namorar após o divórcio

  1. 1 – Comece com calma. Depois de passar muito tempo em um casamento, você deve estar acostumada a ter um compromisso. ...
  2. 2 – Tente definir o tipo de pessoa que você está procurando. ...
  3. 3 – Confie em seus instintos.

De fato, o ideal é esperar de 3 a 4 meses para se recuperar e estar pronto para um novo relacionamento.

Terminar e voltar várias vezes com o mesmo namorado faz mal para a saúde, diz estudo. Reatar com um parceiro amoroso após uma breve separação pode ser algo comum e até mesmo saudável se ambos reavaliam os sentimentos que nutrem e sentem que a relação merece uma nova chance.

Além disso, pesquisas sugerem que o número de casais que se separam e voltam a ficar juntos chega a 50%. A pandemia até acelerou esse processo para alguns: em meio a uma crise de saúde global e lockdowns solitários e assexuados, muitas pessoas procuraram um ex novamente na esperança de encontrar aquela velha centelha.

Como o homem se sente após a separação? – Ele se envergonha, sente-se frustrado e fraco – reforça Maia. Essa dificuldade em falar contribui para que o homem também não tenha disposição para ouvir.

Segundo os pesquisadores, o fim de uma relação pode levar a um estresse mental significativo: os homens já têm maiores riscos de suicídio do que as mulheres e a separação eleva as chances em quatro vezes .

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  1. Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  2. Não se relacionar com outra pessoa;
  3. Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  4. A atual namorada se parecer com a ex;
  5. Demonstração de ciúmes;
  6. Falar da ex o tempo todo.

As mulheres experimentam maior dor após a separação de um parceiro. Parece que, quando se trata de sofrer e se recuperar de uma separação, existem diferenças entre os sexos . As mulheres experimentam maior dor emocional, mas também se recuperam muito melhor, como um estudo realizado pela Universidade Binghamton.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.

A separação é uma experiência bem dolorosa que pode desencadear um estresse emocional por um longo tempo. Embora a vivência a dois geralmente já esteja desgastada, a dor de se separar assemelha-se a um luto, pois representa uma perda concreta.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

As sete fases do fim de um relacionamento

  • Leia também. Divórcio jamais. ...
  • Desespero por respostas. O percurso até o entendimento é desgastante e muitas vezes exige pensamentos e comportamentos racionais. ...
  • Negação. ...
  • Barganha. ...
  • Recaída. ...
  • Raiva. ...
  • Aceitação inicial. ...
  • Esperança redirecionada.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Voltar é seguir na mesma estrada, da mesma forma, com a mesma pessoa e, mesmo assim, desejar chegar em um lugar diferente. Voltar é repetir, voltar é aceitar menos por não entender que se merece mais. Recomeçar é a fé no novo, é ter esperança de que algo melhor ainda possa advir dessa relação.