Como voltar a forma depois do parto cesária?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Para quem teve parto normal o processo é mais rápido, mas quem fez cesárea pode levar mais ou menos três semanas para ser liberada para os exercícios. Praticar yoga é uma excelente opção, pois, ajuda no fortalecimento da musculatura da barriga e ajuda os órgãos a voltarem mais rapidamente ao seu lugar.

Recorra à cirurgia plástica
A abdominoplastia é a cirurgia mais procurada pelas mulheres que estão insatisfeitas com o corpo após a gravidez. O procedimento remove a gordura e a pele em excesso em uma única cirurgia. Além disso, há melhora nas estrias da barriga, causadas, ou não, pela gestação.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

O acessório não é contraindicado e as mulheres podem usar normalmente logo após o parto.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

Intestino. Após o parto, o intestino da mulher fica mais lento e o aumento do volume da barriga é decorrente do acúmulo de gases. Esse acúmulo é intensificado caso a via de parto tenha sido cesárea, pois além das alterações hormonais, há o trauma da cirurgia propiciando uma lentidão acentuada do trânsito intestinal.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira.

Mas a boa notícia que esses problemas podem ser corrigidos por meio da abdominoplastia e lipoaspiração. Essa cirurgia redefine os contornos, remove a gordura localizada, diminui a flacidez e corrige as cicatrizes e estrias abdominais que existam do umbigo para baixo.

Confira a seguir, quais são esses cuidados:

  1. 1- Usar cremes hidratantes.
  2. 2 – Fazer atividades físicas.
  3. 3 – Ter uma alimentação saudável auxilia na flacidez pós-parto.
  4. 4- Realizar procedimentos estéticos não invasivos.

Utilize cremes e óleos hidratantes
Uma pele bem hidratada é mais resistente ao estiramento causado pelo crescimento do bebê, de modo que as fibras de colágeno e elastina serão mais bem preservadas. Por isso, além de beber muita água, é necessário aplicar cremes e óleos hidratantes duas vezes ao dia.

Já em relação à cesariana, a literatura médica apresenta diversas “opiniões”, mas em geral a orientação é aguardar cerca de 6 semanas pós-parto para atividades mais leves e 12 semanas para o início de exercícios de alto impacto, como musculação. Lembrando: a atividade deve ser prazerosa.

Sintomas de Diástase
Esta condição pode ser percebida através de sintomas físicos e estéticos, de acordo com o grau de afastamento. Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta.

Antes de mais nada, não precisa se preocupar. O inchaço pós-parto, que atinge principalmente as pernas e os pés, é absolutamente normal. De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, a condição ocorre porque todo o líquido retido pelo organismo durante a gestação precisa ser eliminado no puerpério.

No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

O máximo de tempo que se pode manter a cinta são 8 horas. Apesar disso, existem algumas exceções a essa regra.

Cinta com busto para amamentação (com ou sem pernas) – Normalmente é um modelo super confortável que não aperta, podendo ser usado até para dormir.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Nesse período, os serviços considerados pesados devem ser evitados, como carregar peso, abaixar-se. Dessa forma, o trabalho doméstico é socializado com outras mulheres, na maioria das vezes.

O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea
São eles: Feijão. Outras sementes oleaginosas. Cebola.

Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

No pós-parto, para aquelas que fizeram uma cesariana, por exemplo, deve-se evitar métodos depilatórios na zona dos pontos da cesárea até a completa cicatrização da ferida.