Como você se imagina daqui a 20 anos?

Perguntado por: ralves8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Aos 20 anos, a grande expectativa está, em geral, voltada para a formação profissional e a colocação no mercado de trabalho. Exercícios e a prática de esportes são frequentes nesta faixa etária, porém valorizam mais o aspecto físico e visual do que necessariamente a saúde.

Exemplos de resposta
Penso que, conforme eu demonstre e desenvolva as minhas habilidades, posso ocupar uma posição de liderança e gerir a minha própria equipe de acordo com os objetivos do negócio.” “Eu amo a área da comunicação e do marketing e tenho muita facilidade em fechar parcerias entre marcas.

Essas metas podem ser:

  • Conquistar um aumento de salário;
  • Alcançar um determinado cargo na carreira;
  • Comprar um imóvel;
  • Abrir um negócio;
  • Criar uma família;
  • Viajar pelo mundo;
  • Investir no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Qualquer outro plano de curto, médio ou longo prazo.

Basicamente, o projeto de vida segue a mesma lógica da brincadeira de criança, de identificar o que se deseja ser e o que será necessário fazer para chegar lá, incluindo, também, objetivos pessoais. A diferença, claro, está no fato de que isso envolve escolhas reais e não se trata mais de um passatempo infantil.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Uma resposta boa para a pergunta “Fale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.

Demonstre entusiasmo
Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Para o meu futuro melhor eu espero, primeiramente, uma melhora na educação e saúde. Com isso terei uma chance maior de passar na faculdade que eu desejo. Saúde melhor para quando ocorrer uma urgência e também para quando eu formar uma família.

É de Clarice Lispector (1920-1977), escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, a afirmação: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”.

Para entender o que você espera da sua carreira, é preciso analisar o seu plano profissional e quais são as suas expectativas (de curto, médio e longo prazo) com o futuro emprego ou o atual, caso já tenha um. Assim, é possível definir o melhor caminho a seguir.

“Bem, eu estou realmente empolgado com essa vaga na empresa ______, porque em cinco anos eu gostaria de ser visto como alguém com experiência na área de marketing. Nesse período, pretendo trabalhar muito, fazer cursos para me aprimorar e potencializar os meus pontos fortes.

O planejamento para o futuro, envolvendo as finanças, funciona como um guia, um roteiro a ser seguido. Como analogia, pense em um plano de viagem, por exemplo. Planejar suas finanças passa, basicamente, pelas mesmas tarefas. Você deve ter um objetivo claro em mente e estudar de que forma ele pode ser alcançado.

Os projetos pessoais podem ser, por exemplo, aprender um novo idioma, aprender a tocar guitarra, aprender a investir na bolsa de valores, criar uma loja virtual para sua empresa começar no mundo digital e muito mais.

A proposta pedagógica do componente curricular Projeto de Vida é pautada em referências importantes para a concepção de Educação Integral, como: os Quatro Pilares da Educação (Unesco, 1996), desenvolvimento socioemocional, a pedagogia da presença e o protagonismo.

As três dimensões do projeto de vida
As três dimensões a serem desenvolvidas no projeto de vida são: pessoal (autoconhecimento), social (vida em sociedade) e profissional (mundo do trabalho).

A elaboração de um Projeto de Vida pressupõe elementos muito importantes, como a definição de uma visão de futuro; sonhos; compromisso e engajamento e sentido. Aprender a projetar uma visão de si mesmo no futuro é necessário porque é ela que nos ajuda a definir onde queremos chegar.

Diferente de outros países, a resposta da maioria dos brasileiros para esta pergunta é: ter um emprego que ofereça qualidade de vida, segurança financeira e que sirva a um propósito maior.

Quais são seus objetivos a longo prazo? R: Fale em termos profissionais, sendo bem objetivo: ser diretor de engenharia, gerente-geral ou algo similar. Mostre também que traçou metas, pretende fazer cursos, pós-graduação, MBA e idiomas. É recomendável não se referir à vida particular.

Complete com histórias que você acha que podem agregar à sua candidatura, descrevendo eventos marcantes da sua história. Podem ser sobre sua infância, experiências profissionais anteriores, momentos memoráveis da sua vida, enfim, tudo que explique quem você se tornou.