Como você se descreve como profissional?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O principal ponto na hora de descrever seu próprio perfil profissional é ser honesto em relação a suas atribuições e qualidades. Apesar de ser uma boa ideia pesquisar mais a fundo sobre os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa, ser autêntico é sempre o melhor caminho!

Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.

O que é uma habilidade profissional? As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo.

Como colocar as habilidades no currículo? Para colocar as habilidades no currículo, crie uma seção “habilidades no currículo”. Nela, liste 5 ou 6 das suas principais habilidades que sejam relevantes e que reflitam as suas principais qualidades profissionais.

O perfil profissional deve consistir em sua experiência, educação e realizações, por isso, é importante tornar esse resumo interessante e atrativo. Afinal, o perfil profissional é um componente importante para se candidatar a vagas de empregos e deve ser bem escrito para atrair a atenção dos recrutadores.

Seja positivo, conciso e confiante, mas nunca arrogante.
Não cite qualidades negativas e nem se critique, mas não finja vergonha na hora de discutir seus pontos positivos. Detalhar suas conquistas e seus atributos positivos de forma confiante é importante para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

Procuro oportunidade relacionada à (coloque sua área de atuação), que possa trazer novas perspectivas de futuro e crescimento. Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado em (inclua a formação). Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

Sobre mim no currículo: o que é, como fazer e importância!

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa.
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação.
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais.
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular
E aqui você não precisa limitar-se apenas ao universo acadêmico: cursos, aulas de idiomas, projetos pessoais, participação em eventos e atividades extracurriculares também ganham pontos para os recrutadores.

Como devo autodescrever-me?

  1. Prepare-se com antecedência.
  2. Diga o seu nome e repita-o de cada vez que fala.
  3. Seja conciso e breve na sua autodescrição.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

As habilidades nos dizem “o quê” as pessoas estão aptas a fazer quando se trata de uma atribuição específica. Já as competências mostram o “como”, ou seja, questionam qual deve ser o processo em que o colaborador precisa passar para desenvolver novos aprendizados.

[Popular] Conjunto das informações pessoais que identificam o usuário (nome, idade, profissão, cidade de nascimento etc.)

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!