Como você lida com erros no trabalho?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Aprenda como superar um erro no trabalho

  1. Evite entrar em pânico. A primeira ação, ao perceber que errou, é não se desesperar. ...
  2. Reconheça seu erro e o assuma. Também é fundamental reconhecer e assumir. ...
  3. Fale com o gestor. ...
  4. Apresente soluções. ...
  5. Aprenda com o erro. ...
  6. Compartilhe seu aprendizado.

Em primeiro lugar, é importantíssimo analisar friamente o erro e suas consequências. Depois, o interessante seria criar um plano de ação para contenção de danos, avisar os envolvidos para minimizar consequências e consertar o que for possível.

5 dicas para compreender, lidar e enfrentar as falhas

  1. Errar é humano! ...
  2. Aceitar que somos falhos reduz potencialmente os sintomas de ansiedade! ...
  3. Busque o aprendizado observando as pessoas que você admira! ...
  4. Foque no resultado e em como você se sentirá ao conquistá-lo! ...
  5. Tenha o controle emocional sobre os seus medos!

Reunimos alguns motivos para você perder o medo de errar e, se falhas acontecerem, evoluir com elas!

  1. O medo compromete a inovação. ...
  2. Contorne as situações. ...
  3. Não se preocupe (tanto) com os erros. ...
  4. Assuma seus erros e aprenda com eles. ...
  5. Liste suas qualidades. ...
  6. Evite se comparar. ...
  7. Busque aperfeiçoamento. ...
  8. Capacite-se na Microlins!

A atelofobia é um medo exagerado de imperfeição. As pessoas que convivem com essa sensação tendem a temer fortemente a imprevisibilidade do futuro e se preocupam excessivamente com seus erros. Em níveis mais severos, a condição pode levar a depressão, baixa autoestima ou ataques de pânico.

Cometer erros nos primeiros dias de trabalho é absolutamente normal para quase todas os profissionais. Por isso, o gestor deve ter a ciência de que essa delicada fase vai passar.

Incentive bons relacionamentos
O primeiro passo para combater as panelinhas no trabalho é incentivar o bom relacionamento entre todos os membros da equipe. É comum que algumas pessoas costumem ver seus pares de trabalho como concorrentes diretos, o que provoca um clima de constante competição.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Aprecie a leitura e confira!

  1. Defina as funções. O funcionário precisa saber, exatamente, quais são as suas responsabilidades e o que a empresa espera dele para poder executar um bom trabalho. ...
  2. Aposte em capacitação. ...
  3. Ofereça qualidade. ...
  4. Crie uma comunicação clara e aberta. ...
  5. Demonstre reconhecimento.

Um pedido de desculpas efetivo deve: ter expressões de arrependimento, explicar o que deu errado, reconhecer a responsabilidade, declarar o arrependimento, oferecer uma solução e pedir perdão.

Duvidei de você e me arrependo amargamente dessa atitude tão imatura. Sei que provei ser a pessoa errada com as minhas atitudes, mas estou arrependido e te prometo fazer de tudo para te merecer. Sei que é difícil pedir para confiar em mim depois do que eu fiz, mas estou arrependido e peço sua confiança mais uma vez.

  1. Separe a desculpa da explicação. ...
  2. Procure abrir espaço para uma possível discussão. ...
  3. Peça desculpas pessoalmente. ...
  4. Não tente mostrar que você já domina o assunto depois de passar por um conflito. ...
  5. Assuma o erro. ...
  6. Pense no futuro. ...
  7. Não force novas discussões.

Por isso, você precisa estar preparado para responder à questão, “Conte sobre uma ocasião em que você falhou” de uma maneira positiva.

  • Pense no exemplo que você vai dar. ...
  • Explique como aconteceu. ...
  • Não invente desculpas. ...
  • Não culpe os outros. ...
  • Não seja muito duro consigo mesmo. ...
  • Mostre que você aprendeu com a situação.

Algumas simples mudanças de postura podem fazer chefes e superiores interpretarem nossas falhas de um ponto de vista diferente.

  1. Antes de tudo, sem "mas" ...
  2. Avise que errou, e seja rápido. ...
  3. Apresente uma saída. ...
  4. Não exagere nas desculpas. ...
  5. Explique como você evitará uma próxima vez.

O fracasso é apenas um indicativo que mostra onde você errou. E quando você sabe onde errou, você aprende o que não deve mais fazer, assim como o que deve passar a fazer. Por isso, toda vez que fracassar, aprenda com o seu fracasso. Use o fracasso como um impulsionador para o seu sucesso – e não como um desestimulador.

O sentimento que nos faz sofrer quando cometemos um erro é o sentimento de culpa. É a tristeza por constatarmos nossa fragilidade humana, a nossa verdadeira natureza de seres limitados e falíveis. O engraçado é que todos nós aceitamos imediatamente o aforisma “errar é humano”.

Confira os principais comportamentos que comprometem seu sucesso profissional e indicam fracasso: Não assumir a responsabilidade por algo que fez ou participou. Terceirizar a culpa por algo que fez ou participou. Tomar decisões apenas com base em certezas e não em dados e informações concretas.

Sentir insegurança perante determinadas situações é natural e, inclusive, pode ter o seu lado positivo, pois nos torna mais cuidadosos com nossas ações. Contudo, o medo de errar, quando excessivo, é paralisante e faz com que se deixe de agir, perdendo oportunidades de crescer e conquistar o que deseja.

Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

O maior erro na vida é o de ter sempre medo de errar. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro. Quem tem autoestima tem muita coragem, se mete em tudo, não tem medo de errar.

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