Como você exercita a tolerância no seu dia a dia?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com seus valores, crenças, razões e motivações. A partir disso, trabalhamos os próprios preconceitos.

No dia a dia, a melhor forma de exercitar a tolerância religiosa é abrir espaço para a liberdade de crença e deixar cada um viver sua fé. Este é o principal ensinamento de qualquer religião, credo ou filosofia. Não quer ser desrespeitado por suas escolhas, então não desrespeite o próximo.

Tolerância, então, tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas de qualquer natureza. E, por sermos seres sociais, esta é uma atitude necessária à manutenção de relações saudáveis e harmônicas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.

São três os tipos de tolerâncias de forma de linhas: retilineidade, circularidade retilineidade, circularidade e linha qualquer.

Como ensinar respeito e tolerância às diferenças em sala de aula

  1. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  2. Respeito à diversidade faz bem, mostre isso a elas. ...
  3. Estimule a integração com brincadeiras. ...
  4. Apresente exemplos de representatividade.

É aceitar e admitir a diferença ou a diversidade. É respeitar a opinião dos outros. Para que as crianças estabeleçam boas relações com seus semelhantes é preciso que aprendam a ser tolerantes desde muito pequenas.

Atualmente, a tolerância parece ser atitude obrigatória diante de quase tudo que acontece no Brasil e no mundo. Devemos ser tolerantes com a violência, a maldade, a imoralidade, a falta de ética, a mentira, a inércia, a falta de fé. Precisamos tolerar condutas absurdas para não sermos considerados preconceituosos.

A tolerância deve ser praticada pelos indivíduos, pelos grupos e pelo Estado. 1.3 A tolerância é o sustentáculo dos direitos humanos, do pluralismo (inclusive o pluralismo cultural), da democracia e do Estado de Direito.

O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é. Além dos benefícios para a sociedade, proporciona a cada ser humano uma vida mais tranquila, sem estresse e com mais união.

Uma pessoa tolerante ouve melhor o outro e expressa com mais tranquilidade as suas ideias, sendo mais bem-sucedida e aceita por quem não pensa do mesmo modo. São pessoas que se saem melhor quando uma simples troca de ideias evolui para uma discussão acirrada, que toma outra dimensão.

Exercitar a tolerância permite-nos ver as situações numa outra perspetiva. Evitando que nos precipitemos diante de situações de forma irrefletida. Há que desenvolver a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Procurando assim compreender e aceitar as diferenças em relação ao outro.

“Tolerância é suportar e aceitar, é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Isso porque uma pessoa tolerante, normalmente, aceita opiniões e comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social”, explica a psicóloga clínica Rosângela Olmos.

1 Que ou aquele que é dotado de tolerância; condescendente, indulgente. 2 Que ou aquele que desculpa certas faltas ou erros.

A tolerância é o reconhecimento da diversidade cultural e, por isso mesmo, se contrapõe à hegemonia de qualquer cultura que domina e marginaliza outras. Portanto, a tolerância tem limites claros. Não se pode tolerar a intolerância nas relações de exploração entre os povos, classes ou grupos sociais.

Fazer o bem, ser honesto, colocar-se no lugar do outro, respeitar as diferenças, oferecer ajuda a quem precisa, ser solidário e cultivar o amor ao próximo. Essas são algumas atitudes positivas que colaboram para que nos tornemos pessoas melhores.