Como você calcula o Lair?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Como calcular o LAIR? Para calcular o LAIR, é preciso seguir os seguintes passos: Obter o Lucro Líquido (CSLL) da Receita Operacional Bruta da empresa e subtrair desse valor o Imposto de Renda e a Contribuição Social; O resultado dessa subtração é a receita líquida.

Como se calcula o LAJIR
Para calcular o lucro operacional de uma empresa, basta subtrair da receita líquida todas as despesas operacionais. A fórmula que pode ser usada é a seguinte: LAJIR = Receita de Vendas - Custos Fixos Totais - Custos Variáveis Totais.

Como você viu, o LAJIR é um indicador financeiro que aponta a capacidade de geração de caixa e de lucro operacional do negócio. Por meio dele, você pode aprofundar a análise fundamentalista e mesmo comparar empresas em busca da melhor decisão para o seu portfólio de ações.

4º - São contribuintes do AIR todas as pessoas físicas e jurídicas que pagarem o Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza incidente sobre lucros, ganhos e rendimentos de capital, domiciliadas no Distrito Federal.

Então, para fazer o cálculo, você deve pegar o valor da receita total (ganho mensal) e subtrair os custos e despesas (fixas e variáveis).

Na parte A do livro Lalur, deve conter apenas os lançamentos referentes ao lucro líquido do período de apuração. Ou seja, precisa constar informações, como adições, despesas indedutíveis, exclusões e compensações da empresa.

De maneira simplificada, o lucro líquido é a diferença entre todas as receitas da empresa e todos os gastos envolvidos para que ela funcione. Ou seja, é todo o recurso que sobra depois de deduzidos os custos, despesas e impostos.

O lucro líquido de uma empresa é como o salário líquido de um trabalhador. Ou seja, o valor que sobra depois que todos os descontos são aplicados no lucro bruto. Assim, é o “valor limpo”, o quanto realmente uma empresa lucrou.

Como calcular o lucro operacional?

  1. Lucro operacional = Receita – despesas operacionais.
  2. Lucro líquido + juros + impostos.
  3. Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas operacionais – Receitas operacionais.

Para se calcular Ebitda, basta somar ao resultado líquido da empresa os juros pagos, impostos, depreciações e amortizações do período. Nesse sentido, o Ebitda é encontrado quando se retira do lucro líquido do efeito desses componentes.

Trata-se de um indicador financeiro que serve para avaliar o desempenho operacional de uma empresa. Assim, fatores como receitas de aplicações financeiras, impostos e despesas com obsolescência e desvalorização de ativos tangíveis são desconsiderados no cálculo do EBITDA.

EBITDA – Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – é um dos indicadores utilizados para fazer a medição dos resultados das empresas. Em portugues, essa métrica significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

A maioria das taxas de serviço do hóspede fica abaixo de 14,2% do subtotal da reserva (preço por noite + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, se for o caso, excluindo taxas e impostos do Airbnb).

O IVA (ou Imposto sobre Valor Agregado) é a unificação de diversos impostos. Nesse modelo, cada etapa da cadeia de produção paga o imposto referente ao valor que adicionou ao produto ou serviço — o que permitirá maior transparência e facilidade no processo que envolve a tributação no Brasil.

Como foi explicado, para calcular o IRPJ no Lucro Real, aplicamos a alíquota fixa de 15% sobre o lucro real da empresa, mais um adicional de 10% sobre o valor que ultrapassar o limite de R$ 20 mil por mês. Já no cálculo da CSLL, usamos somente a alíquota fixa de 9% sobre o faturamento.

Para encontrar a porcentagem de um número, digite o número, aperte a tecla x (multiplicação), digite a porcentagem e, em seguida, pressione a tecla %. Por exemplo, 18% de 1000 é calculado pressionando-se: Não pare agora...

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

O resultado é expresso em percentagem (com os valores absolutos, falar-se-ia apenas de uma diferença) e designado por taxa de variação ou, ainda, variação em percentagem. Esta é calculada do seguinte modo: [(valor no momento posterior ÷ valor no momento anterior) - 1] × 100.