Como você acha que deve ser um bom filho?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

É fácil dizer que um bom filho é obediente e sabe ouvir os pais (e outras figuras de autoridade), mas, embora isso costume ser verdade, o mais importante é que a criança aprenda a assumir a responsabilidade pelas próprias tarefas.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Eles simbolizam aquela entrada, crescimento, amadurecimento e formação da família. Meus filhos representam o sentido da minha vida, o que norteia meus anseios e sonhos.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Com efeito, os filhos têm para com os pais um dever de auxílio estando, por isso, obrigados a ajudá-los (material e moralmente), a socorrê-los e a protegê-los, seja quanto à sua pessoa, seja quanto ao seu património.

Todas as crianças precisam das coisas básicas da vida, como se alimentar, se aquecer, ter um abrigo e roupas para se vestir. Mas elas também precisam se sentir amadas e seguras. Ao dar às nossas crianças todas as coisas que elas precisam, nós as ajudamos a se sentirem seguras, fortes e a prosperarem na vida.

A relação entre pais e filhos é aquela que deve nutrir o desenvolvimento pleno, ou seja, físico, emocional, psicológico e social da criança. Esse relacionamento estabelece as bases para a personalidade da criança, suas escolhas na vida e no seu comportamento em geral.

Deus deseja que as mães deixem sua marca no mundo!
Isso acontece quando ela prepara uma nova geração que, por sua vez, se levantará e continuará em fé. A "mãe" que tem um grande Deus e Pai, sempre deixará sua marca para a eternidade, na vida de seus filhos.

Pv 22:06 diz que nós devemos instruir os nossos filhos no caminho certo para que eles no futuro não se desviem. Vejo esse versículo como um mandamento e uma promessa ao mesmo tempo. É um dever dos pais cristãos educar os filhos nos caminhos do Senhor.

4 E vós, apais, não provoqueis à ira vossos bfilhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Ele quer que você tenha todas as bênçãos da vida eterna. A vida eterna significa muito mais do que uma vida longa e sem fim. Alcançar a vida eterna significa tornar-se semelhante ao Pai Celestial, viver como Ele vive e receber a plenitude da alegria.

Ele se chama “amor materno”. Este tipo de amor, que é incondicional e eterno, deve ser sempre relembrado para os filhos. Por isso, não se esqueça, meu filho, eu te amo hoje e para sempre. As maiores tempestades dentro do coração de um filho podem ser acalmadas pelo oceano de amor de uma mãe.

O papel de filho implica direitos e privilégios, mas também deveres e obrigações. Ou seja, implica um dar e receber. Quando a criança é poupada dos deveres e obrigações, ela deixa de dar e passa apenas a receber.

A preocupação para preservar a saúde do bebê e o conforto para recepcioná-lo quando nascer. Durante toda a vida, preocupações não faltam aos pais. Quando crianças, as preocupações naturais com suas brincadeiras, alimentação e estudos. Quando jovens, os cuidados com as amizades, os namoros e a escolha de uma profissão.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Saúde mental em primeiro lugar.

  1. Tenha uma conversa franca. Parece bobagem, mas ter uma conversa franca resolve muita coisa. ...
  2. Ouça também. Muitas vezes machucamos as pessoas sem perceber e esse pode ser o caso. ...
  3. Crie uma maneira de melhorar a comunicação. ...
  4. Demonstre carinho. ...
  5. Passem um tempo juntas.

Deveres

  • Votar para escolher nossos governantes.
  • Cumprir as leis.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Educar e proteger nossos semelhantes.
  • Proteger a natureza.
  • Proteger o patrimônio público e social do País.
  • Colaborar com as autoridades.

Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.