Como viviam os primeiros seres humanos na Terra?

Perguntado por: nfernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.

Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.

Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros. Às vezes o período é referido como sendo dos homens das cavernas, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção.

Os primeiros seres humanos que habitaram a Terra surgiram a partir de hominídeos que incluíam o gênero australopithecus. Dentro desse grupo, estavam dois que provavelmente já caminhavam sobre dois pés, entre 4,2 e 3 milhões de anos atrás (australopithecus animensis e australopithecus afarensis).

Os macacos continuam existindo porque eles são resultados de evoluções do seu ancestral comum com o homem. O Homo sapiens não é um descendente direto dos chimpanzés ou de algum outro primata moderno. Nem mesmo dos Australopithecus os quais, apesar de extintos, também são considerados ramos terminais no cladograma.

A evidência mais antiga do uso intencional de fogo data de há cerca de 1,7 milhão de anos pelo ancestral hominínio do gênero Homo, embora ainda ocorra debate dentro da comunidade científica. O fogo fornece uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico (CO2) e álcool (C2H5OH), ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Seres humanos atuais, distinguem-se pelo cérebro altamente desenvolvido.

  • Pré-australopitecos. ...
  • Australopitecos. ...
  • Homo habilis. ...
  • Homo ergaster. ...
  • Homo erectus. ...
  • Homo neanderthalensis. ...
  • Homo sapiens.

- De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

A maioria não passava dos 25 anos, mas alguns chegavam aos 60."

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo para morar. A descoberta do fogo deu proteção para os hominídeos, calor nos dias frios e novo sabor para os alimentos. A arte rupestre era feita nas paredes das cavernas e representava o cotidiano dos primeiros grupos humanos.

“Os homens das cavernas dormiam na terra e deitados na pedra, e moravam dentro da caverna. Eles comiam ovos de tudo... Faziam fogueira com pedras e galhos.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

OS HOMENS VIVIAM EM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA. POR QUE OS HOMENS DAS CAVERNAS DORMIAM AMONTOADOS? PARA MANTER O CALOR DO CORPO E PROTEGÊ-LOS DO FRIO INTENSO.

A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente. O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés.