Como viver calado?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Medite. A meditação é uma ótima maneira de desligar a sua mente, de manter o seu corpo e de ficar quieto. Gaste 10-20 minutos toda manhã para encontrar um lugar confortável em um quarto silencioso, feche seus olhos e foque na sua respiração entrando e saindo do seu corpo.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Seja quieto e introvertido, mas nunca intencionalmente desagradável. Vá em frente e fique em silêncio sempre que tiver vontade, mas nunca deixe de responder — e de usar um tom de voz minimamente simpático — quando alguém falar com você.

Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos.

O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos?

Se você é um pai/mãe que fica em casa, você pode dedicar os primeiros 15 minutos de um descanso para silenciar. Se você trabalha, considere deixar seu telefone na sua mesa e dar um passeio na hora do almoço, ininterrupto. Tire cinco minutos durante o dia para olhar pela janela e fixar-se no instante presente.

Escute mais e fale menos sobre você.
Conte-os, mas também dê espaço para os outros na conversa. Não comece a falar das suas histórias quando surgir um período de silêncio durante a conversa. É melhor perguntar algo para as outras pessoas e ouvir as respostas.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

O que é a dificuldade em socializar? Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade.

Precisamos cultivar o silêncio, pois ele é capaz de nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Temos que ter consciência de que somente no presente podemos descobrir quem realmente somos.

Além disso, quando estamos em silêncio, podemos ouvir o que os demais dizem. Frequentemente, se você ficar de fora das conversas, pode conhecer melhor as pessoas que participam dela, porque você pode observar seus gestos e como elas se expressam. Se você ficar calado, certamente obterá mais benefícios do que desgostos.

Ficar calado, pelo menos até a escolha das palavras certas – e do tom de voz mais apropriado – reduz bastante a chance de alguém ficar desconfortável com o que você disse.

Pessoa quieta, pessoa reservada, pessoa que não fala muito.

Introvertido: 3 fechado. 4 embatucado, mudo, silencioso, silente.

Porque não demonstramos emoções e não damos atenção à outras pessoas como elas querem. social por se sentir insegura; Mantém-se reclusa na maior parte do tempo, em qualquer lugar que esteja; Não tem muitos amigos e dificilmente conversa com alguém; A necessidade de interagir com outras pessoas gera estresse e pânico…

Ou ainda, você se considera uma pessoa que fala demais? Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

Quem fala demais, geralmente, peca por não ouvir os outros. “Você só entra na conversa quando a pessoa para para respirar. E, mesmo assim, nem sempre dá tempo”, descreve Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori.

Você pode se enquadrar em uma pessoa que fala demais quando percebe que pensar e falar representa basicamente a mesma coisa, quando não consegue ficar em silêncio, tem a necessidade de compartilhar os acontecimentos do seu dia com os amigos, bem como despejar sobre os outros os seus pensamentos e, depois, experimenta ...