Como vivem os iglus?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Diferentemente do que muita gente pensa, vivem em casas como a maioria das pessoas no mundo, de alvenaria ou madeira. Mas isto não quer dizer que os iglus são só lembranças. Faz muito tempo que os esquimós, ou melhor, inuítes, deixaram de morar nas casas construídas de cubos de gelo, os famosos iglus.

Os iglus são tradicionalmente usados pelos esquimós, para se protegerem das baixas temperaturas quando saem para caçar, por exemplo. De acordo com o idioma inuíte, que é falado principalmente pelos esquimós, iglu (igdlu, em inuíte) significa literalmente "casa".

Os iglus são uma forma de construção habitacional efémera feita por inuítes, edificação mais prevalecente na região do Árctico Central, Canadá e a área de Thule da Groenlândia.

Para a surpresa de muitos, a temperatura de um iglu por dentro pode variar entre – 7 ºC e 16 ºC. O que acontece, na verdade, é que a neve é um excelente isolante térmico, composta por 95% de ar preso entre cristais de gelo. Ela impede que a troca de ar entre os ambientes interno e externo aconteça.

Estima-se que, quando mesmo com um frio externo chegando a -45 °C, um iglu consegue manter a temperatura interna de -7 °C a 16 °C. Com o calor, parte do gelo ainda derrete internamente, reforçando as arestas entre os tijolos de gelo e ajudando na retenção do calor.

O iglu é um cobertor gigante, e a neve de suas paredes é um ótimo isolante térmico. Isso acontece porque os flocos de neve são hexagonais, como os favos de uma colmeia. Do mesmo jeito que o mel da abelha fica no buraco do favo, o ar quente fica armazenado no floco.

A neve que vai caindo sobre o iglu terminado congela sobre os blocos e cria uma capa de gelo bastante resistente. É isso que faz com que ele aguente a água e o vento. A temperatura dentro do iglu pode chegar a 16°C.

O formato semiesférico do iglu é garantido pela forma de espiral em que os blocos são empilhados e isso contribui para a estrutura manter uma temperatura até 20ºC mais quente do que a exterior. Na entrada do iglu, é construído um pequeno túnel para impedir que o vento chegue até o interior.

O idoso, na cultura dos esquimós, se vê também como uma oferenda, entregando sua vida à comunidade. O urso vai ficar forte e depois dará cria e, em algum momento, servirá de comida para a família.

Ele é um inuíte (população indígena no Alasca, no Canadá e na Groenlândia) e fala o idioma tunumiit. Você pode não conhecer o termo inuíte, mas provavelmente já ouviu falar dos esquimós.

Um fato curioso a se notar é que a alimentação dos esquimós é baseada em carne, geralmente defumada devido a escassez de fontes de calor para cozinhar. Os principais alimentos da dieta dos esquimós são: salmão, aves, foca, caribus, boi-almiscarado, raposa, urso polar e a baleia.

O iglu é construído em espiral - o primeiro círculo de blocos é disposto ligeiramente inclinado para o interior. Uma vez completada essa parte, é esculpida uma inclinação na parte de cima dos blocos para que as camadas seguintes formem uma espiral, como acontece quando se descasca uma laranja com a faca de uma só vez.

Iglus foram encontrados no Árctico Central, Canadá e a área de Thule da Groenlândia. Outros povos inuit construiam com o próprio gelo do local, as vezes usando ossos de baleia para dar suporte as estruturas.

Os inuits vivem no Ártico há milhares de anos e conservam grandes experiências de sobrevivência no gelo. Além disso, são caçadores de focas muito habilidosos e grandes pescadores também, o que lhes garante uma boa alimentação mesmo no rigoroso inverno do Ártico.

A menor temperatura que o corpo humano consegue suportar sem nenhuma alteração fisiológica é 35°C e maior temperatura que o corpo pode suportar é 38°C. Quando o corpo chega a 42°C, a pessoa corre risco de entrar em coma.

Os blocos de neve compacta bloqueiam o vento gélido, que muitas vezes faz com que a sensação de frio seja maior; A neve e o gelo funcionam como um isolante, prendendo o calor humano dentro do iglu; A capacidade de isolamento melhora alguns dias após a construção.

O iglu fica a cerca de 30 km de Cantwell, sendo cercado por montanhas. Segundo Brad Fisher, de 55 anos, o espaço pode ser utilizado como um restaurante e hotel.

igloo [noun] an Eskimo hut, usually built of blocks of snow.

Os esquimos costumam construir iglus para se resguardarem do frio extremo. Os iglus são feitos coma neve endurecida e compactada pelo vento que é cortada em grandes blocos. Explique, do ponto de. vista das trocas de calor, por que os iglus são uma ótima alternativa para essa comunidade.

Porque em comparação do gelo, a Neve acaba possuindo moléculas de hidrogênio e também compacta grandes bolsas de ar, enquanto o gelo não.