Como vivem as famílias na Índia?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

As famílias indianas têm em média cinco membros, mas 69% das casas possuem até dois cômodos. Na zona rural, onde vivem dois terços da população, a infraestrutura é ainda mais precária.

O resultado é o elevado índice de pobreza, 35% dos indianos vivem com menos de 1 dólar por dia. A expectativa de vida é de 63,5 anos apenas e mais de 200 milhões de habitantes encontram-se em quadro de pobreza crônica.

A habitação na Índia é um fenômeno complexo de entender, pois é influenciado por fatores econômicos, sociais, ambientais e políticos. O tecido urbano do país é composto por assentamentos informais, colônias residenciais e condomínios fechados - divisões homogêneas baseadas na identidade social e econômica.

A Índia, por seu lado, mostra tendência para um equilíbrio na sua natalidade, com os tais 20 e poucos milhões de nascimentos, que se repetem pelo menos desde 2015, a corresponderem a um surpreendente número médio de 2,2 filhos por mulher, o que é quase o valor ideal para a renovação das gerações.

Entre os principais problemas demográficos, destacam-se as altas taxas de mortalidade e os elevados índices de analfabetismo. A cada 100 crianças que nascem, cerca de 60 morrem durante o nascimento; a cada 100 habitantes, 43 não sabem ler.

Morar na Índia pode ser uma grande experiência ou um desafio para quem não estiver aberto e disposto a conhecer uma nova cultura e tradições, bem diferente da acidental. O país asiático é o segundo mais populoso do mundo e a vida caótica e agitada são destaques dos grandes centros urbanos.

Os cuidados com os familiares mais velhos normalmente recaem sobre as representantes femininas. Então, 41% das pessoas com 60 anos ou mais vivem com o cônjuge e os filhos adultos; enquanto 28% vivem com os filhos adultos, mas sem cônjuge, de acordo com Longitudinal Aging Study in India (Lasi), de 2020.

Contra o 'divórcio instantâneo'
Esse foi o entendimento que prevaleceu na Suprema Corte, que considerou “arbitrário” um homem poder “romper um casamento por capricho”. A Índia não tem um Código Civil unificado, e os grupos religiosos seguem leis próprias em assuntos como casamento, herança e adoção.

Na família. No geral o homem indiano é um cara de família. E essa questão para eles é sagrada, tanto quanto seu pais, irmãos, etc, quanto a futura família que vão formar. Aqui os laços são mais dependentes emocionalmente uns dos outros.

O sistema de castas na Índia é um modelo de organização da sociedade em divisão de classes baseado em preceitos religiosos. Nesse sistema, a estratificação da sociedade ocorre de acordo com o nascimento do indivíduo em determinada família.

18 anos de idade

Na Índia, a lei impede as meninas de casar-se com menos de 18 anos de idade, mas essa prática persiste em muitas partes do país, devido ao patriarcado e à pobreza. A Índia abriga a maior quantidade de noivas crianças do mundo - um terço do total do planeta, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Uma cerimônia de casamento indiano tradicional é guiada pelas castas sociais, ou seja, quando as castas dos noivos são superiores, a festa de casamento é super luxuosa e contém símbolos temáticos hindus. A cerimônia é realizada numa espécie de tenda chamada Mandap, que é decorada com flores e tecidos.

O que comprar na Índia
Ervas, especiarias e, claro, muita pimenta são baratos e fazem um ótimo souvenir! O lenço que ganhei no templo em Kerala! Lenços estilo pashmina e tecidos (seja para sari ou não) também são encontrados em qualquer lugar.

Grande parte da população da Índia não come carne de vaca por questões religiosas. O país tem 1,2 bilhão de habitantes, 6 vezes mais gente do que há no Brasil. Mas o consumo de leite é altíssimo por lá porque o produto é considerado um alimento sagrado, como se fosse um presente para os humanos.