Como vigiar funcionário?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Existem diversas formas de monitoramento, eles passam desde as câmeras comuns de vídeo, áudio ou pelo próprio equipamento de trabalho do colaborador, até por métodos menos comuns, como as redes sociais e os e-mails corporativos por exemplo.

5 dicas para realizar o monitoramento de produtividade da equipe

  1. Defina o que precisa ser feito com metas claras. ...
  2. Use ferramentas que permitam compartilhar atividades, documentos e arquivos. ...
  3. Realize reuniões regulares. ...
  4. Trabalhe com feedbacks. ...
  5. Meça os resultados do monitoramento.

Em decisão recente, o TST considerou lícito o monitoramento dos empregados no ambiente de trabalho através do uso de câmeras. Referida decisão apontou que o monitoramento é perfeitamente possível, desde que não haja abusos, como câmeras em banheiros e vestiários, que ferem integralmente a privacidade dos colaboradores.

Dicas para lidar com funcionários difíceis

  1. Mantenha o foco na equipe. Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Faça a gestão do tempo. ...
  4. Invista na gamificação.

Como fazer acompanhamento de equipe pelo desempenho?

  1. planejamento das atividades individuais;
  2. organização dos processos;
  3. treinamentos individuais e coletivos;
  4. estabelecimento de métricas e prazos;
  5. gerenciamento de tempo;
  6. alinhamento das tarefas.

Entender o perfil profissional dos seus colaboradores é fundamental para que suas habilidades possam ser mais bem aproveitadas, o que impacta diretamente na produtividade.
...
Ou seja:

  1. Quais cursos ele frequentou?
  2. Ele possui especialização em qual área?
  3. Quais cargos ele já ocupou?

Veja 7 melhores práticas para acompanhar sua equipe de campo

  1. Faça um planejamento. ...
  2. Organize os processos. ...
  3. Foque o treinamento. ...
  4. Estabeleça prazos. ...
  5. Realize o gerenciamento do tempo. ...
  6. Faça reuniões periódicas. ...
  7. Invista em tecnologia.

O trabalho em equipe funciona quando tem a junção dos mais diferentes talentos e trabalham em harmonia mesmo com as diferenças. A dedicação e o esforço de cada um devem ser direcionados para um objetivo em comum.

Pessoas que sabem trabalhar em equipe são membros ativos, sempre dispostos a participar das atividades e realizar as tarefas que levarão o time a seu objetivo. Proatividade é uma postura sempre necessária em uma equipe de alto nível.

Justiça do Trabalho considera provas ilícitas gravações e prints de conversas por meio de aplicativo próprio de empresa. As conversas apresentadas têm caráter privado, protegidas pelo sigilo das comunicações, tratando-se, portanto, de interceptação telefônica, sem autorização judicial.

Desde que haja conhecimento dos empregados, é regular o uso, pelo empregador, de sistema de monitoramento que exclua banheiros e refeitórios, vigiando somente o local efetivo de trabalho.

Assim, é sim permitido a instalação de câmeras no ambiente de trabalho, captando imagens e áudios dos locais de trabalho. Porém, é absolutamente proibido gravar imagens ou áudios nos banheiros e vestiários, pois são locais em que o empregado deve ter privacidade.

Se você perceber que tem uma liderança tóxica, é importante procurar a área de recursos humanos da empresa e “processos de coaching e terapia (seja psicológica, alternativa ou espiritual)”. Será preciso entender por que se transformou em um chefe tóxico. E lembre-se: é possível deixar a liderança abusiva para trás.

7 erros de liderança que comprometem a performance da empresa

  1. Não planejar. ...
  2. Não dar feedbacks. ...
  3. Não desenvolver os colaboradores. ...
  4. Sobrecarregar a equipe e não dar apoio. ...
  5. Não valorizar a equipe. ...
  6. Ser chefe em vez de líder. ...
  7. Não saber ouvir.

Para ajudá-lo, preparamos cinco maneiras de como lidar com funcionários de comportamento difícil.

  1. Enfrente o problema. ...
  2. Não acredite em rumores. ...
  3. Busque soluções. ...
  4. Seja paciente pelos resultados. ...
  5. Reconheça quando não há mais o que fazer. ...
  6. Chegando a uma conclusão.

Por isso, mostre, sem julgamentos, o que o colaborador fez de errado e como ele deveria ter agido. Faça isso sem colocar a culpa no profissional em nenhum momento ou deixá-lo desmotivando. Reforce que o objetivo da conversa é, exatamente, ajudar para que ele melhore sempre e se desenvolva profissionalmente.