Como viajar para outro estado de graça?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Jovens podem viajar gratuitamente entre Estados de ônibus e trem, aproveite! Bit. Ly/viajar-gratis | Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil.

Cidadãos inscritos no CadÚnico do governo federal podem viajar de graça ou com desconto em ônibus interestaduais. Um dos muitos benefícios oferecidos aos cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é a gratuidade em passagens de ônibus.

Nas viagens interestaduais, idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a viajar de graça.

Fazer esse cadastro é muito simples: basta levar seus documentos, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência, até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Mas, para conseguir o documento do ID Jovem, é necessário atender alguns pré-requisitos. Inclusive, eles existem de acordo com o Decreto 8.537. Primeiramente, lá consta que o jovem poderá viajar de graça com o número do NIS, Cadastro Único atualizado dos últimos 24 meses e o documento ID Jovem.

O Projeto de Lei 707/23 obriga as companhias aéreas a disponibilizar marcação de assento gratuito nos voos nacionais, a partir de 72 horas antes do voo, para as pessoas com deficiência, os idosos com mais de 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos e acompanhantes.

Além de ser gratuito a qualquer cidadão embarcar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), o benefício da viagem sem custos é disponibilizado por Lei a idosos, pessoas com deficiência, jovens e crianças.

1 - Cadastro
Caso não tenha o NIS ou não esteja com o CadÚnico atualizado há pelo menos 24 meses, procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência. O Cras poderá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais.

Todas as pessoas de baixa renda comprovada e com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. Para isso, a média da renda mensal deve ser de até um salário mínimo por pessoa da família.

Basta apresentar a carteira do Passe Livre do Governo Federal junto com a carteira de identidade nos pontos-de-venda de passagens, até três horas antes do início da viagem. As empresas são obrigadas a reservar, em cada viagem, dois assentos para atender às pessoas portadoras do Passe Livre.

Também conhecido como ID Jovem, a Identidade Jovem é um documento que garante diversos benefícios, como a meia-entrada em eventos e o acesso à passagens de ônibus gratuitas em viagens interestaduais.

65 anos

A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.

Não existe passe livre em companhias aéreas. Há um projeto de lei (PL 1252/2019) em tramitação para incluir a modalidade aérea, que você pode acompanhar e receber as notificações de tramitação direto no seu email, clicando aqui.

Documentos pessoais

  1. 01 (uma) foto 3X4 (recente e sem danos)
  2. Cópia da carteira de identidade (RG)
  3. Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)
  4. Cópia do comprovante de residência.
  5. Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar.

Não existe nenhum benefício que garanta viagens gratuitas para mães do Bolsa Família em aviões nacionais ou internacionais. Não há nenhuma lei ou benefício que garanta descontos em passagens de ônibus ou avião para mães do Bolsa Família.

Você sabia que existe uma maneira de conseguir passagens de ônibus de forma completamente gratuita? Todas as pessoas que recebem o Bolsa Família têm direito ao benefício!

estar com o registro atualizado no CadÚnico há 24 meses ou mais; ter renda familiar de até dois salários mínimos; saber o seu NIS. Ele pode ser consultado no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão ou na carteira de trabalho.

Programa Bolsa Família. Benefício de Prestação Continuada (BPC) Isenção de taxas em concursos federais. Isenção de taxas em concursos públicos distritais.

a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Tem direito a participar do “Voa, Brasil” pessoas que não fizeram voos domésticos nos últimos 12 meses. A princípio, o público-alvo do programa abrange aposentados, pensionistas e estudantes ou pessoas com renda de até R$ 6.800.