Como verificar se há fuga de energia?

Perguntado por: oribeiro4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica. Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia.

Em instalações que podem ser desligadas abruptamente, sem prévio aviso, uma ferramenta de proteção em caso de corrente de fuga é o Disjuntor Diferencial Residual, ou simplesmente DR. Com a instalação do DR, ocorrendo uma corrente de fuga, o sistema será desarmado, parando o fluxo de energia e evitando danos.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. Caso continue girando com disjuntor e chave desligados, pode ser caracterizado como um problema no medidor e o cliente pode solicitar uma avaliação da concessionária para que a troca seja realizada.

Principais causas da Fuga de Corrente
Emendas isoladas de maneira incorreta. Fios de equipamentos eletrodomésticos desencapados e que estão em contato com paredes húmidas. Conexão de vários equipamentos à mesma ficha. Falta de manutenção e revisão das instalações elétricas.

Caso o seu medidor seja analógico e ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, é muito provável que exista fuga de corrente elétrica ou fuga de energia no local. No caso de medidor digital, verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu.

1 – Encoste o dedo no contato da MEDIÇÃO DIRETA e a ponta metálica da chave teste no fio ou ponto de circuito que deseja medir; 2 – O símbolo de raio e o valor da tensão serão mostrados no display LCD; 3 – Dentre os números que irão aparecer, a última indicação será o valor aproximado de tensão medido.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência.

O dispositivo DR serve para identificar pequenas diferenças de corrente entre uma fase e um neutro, ou duas fases de uma instalação. Com isso, ele é capaz de interromper rapidamente o circuito após pequenas fugas de energia.

Fuga de corrente nos aparelhos e máquinas
Uma outra situação que pode causar fuga de corrente elétrica é quando um cabo interno de um aparelho ou máquina, ou mesmo algum componente apresenta falha e energiza a carcaça do aparelho.

Também conhecido como Dispositivo Diferencial Residual, o DR é um dispositivo de proteção que faz parte do circuito elétrico. Ele tem a função de detectar uma fuga de corrente e desarmar o circuito. Essa fuga de corrente pode ser um choque elétrico por exemplo.

40.000,00

Qual é o valor da multa gato Cemig? – A multa é de 40.000,00.

no estabelecimento não seja suspensa, sob pena de multa diária de R$ 500 ao dia, até o limite de 30 dias.

Evitar o consumo em horários de pico
Por isso, uma boa dica para reduzir a conta de luz é evitar o consumo desnecessário durante esses horários, como uso do chuveiro elétrico, máquina de lavar, ferro de passar roupas etc.

Para calcular o consumo de energia em kWh de qualquer equipamento elétrico, basta multiplicar a sua potência em Watt (W) pelo tempo de uso em horas (h) e dividir o resultado por 1.000. Exemplo: um aparelho de som de 300W, ligado por 5 horas, irá consumir 1.500W, equivalente a 1,5 kWh.

A “legislação metrológica aplicável” atribui vida útil de 25 anos a medidores eletromecânicos e de 13 anos aos demais medidores , conforme sua Resolução Normativa nº 674/2015 – Tabela XVI do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE - Código 295.

Há muitos meios de realizar um furto de energia elétrica; entre os mais populares são os seguintes: Violação do lacre do medidor de energia e causar danos; Desviar a energia antes de passar pelo medidor de energia; Queimar uma bobina do medidor por meio de recursos alternativos.

Proteção contra fuga a terra A perda de isolamento entre condutores normalmente vivos e partes condutivas expostas pode gerar uma falha, que é geralmente chamada de fuga a terra, causando danos às instalações elétricas e, acima de tudo, risco às pessoas.

Todos os aparelhos eletrônicos conectados a tomadas correm o risco de interferência com a oscilação de energia. Nesses casos, eles podem funcionar em menor frequência ou até mesmo pararem de operar.

Coloque o multimetro na escala de Ohms x1. Faça a medição,se o ponteiro não mexer,é porquê ou o fio esta rompido em algum ponto,ou o proprio fone está aberto. Geralmente o fio se rompe no plugue.