Como verificar o tempo de enchimento capilar?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A pressão será aumentada até que a pele fique branca e, então, seja mantida por 10 segundos. O tempo de retorno da cor normal da pele será registrado com um cronômetro. Um TEC > 3 segundos será considerado anormal.

O tempo de enchimento capilar (TEC), é definido como. o tempo necessário para que um leito capilar distal. recupere sua cor após uma pressão ter sido aplicada. para causar seu branqueamento.

Em indivíduos com perfusão periférica, normal, o enchimento é rápido, da ordem de dois a três segundos”.

A relação considerada normal é entre 0,8 e 1 V/Q por minuto. Uma embolia pode fazer com que esta relação aumente, ao passo que a falta de oxigénio provoca o efeito contrário. O fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, por fim, recebe o nome de perfusão cerebral.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os níveis de saturação de oxigênio no sangue devem ser entre 85% a 100%, nunca abaixo disso.

A má perfusão tecidual é resultado de vasodilatação periférica global que leva a redução acentuada da pressão de enchimento capilar, comprometendo o fornecimento de oxigênio pelos capilares. O débito cardíaco encontra-se preservado, já que não há problema com o coração nem como o volume circulante.

Para isso, utilizamos um oxímetro de dedo para medir as curvas do sinal de fotopletismográficos (sigla PPG do inglês Photoplethysmograph) e simultaneamente avaliamos a perfusão periférica, através do teste do tempo de recarga capilar (sigla CRT do inglês Capillary Refill Time).

Palidez, pele cinza ou moteamento são sinais da má perfusão tecidual vista no choque séptico. Nos estágios inicias da sepse, a fração de ejeção cardíaca é mantida ou mesmo aumentada. A vasodilatação pode resultar em pele quente, extremidades quentes, e tempo de enchimento capilar normal (choque quente).

O preenchimento capilar é um procedimento que busca melhorar a aparência e a saúde dos fios, ele age na fibra capilar reparando danos causados por ações externas como poluição, exposição solar e procedimentos químicos. O preenchimento capilar é capaz de atuar na fibra capilar tratando o cabelo na raiz do problema.

ENCHIMENTO CAPILAR RETARDADO - COMO AS EXTREMIDADES DOS MEMBROS NÃO SÃO PRIORIDADES NESSES CASOS, O ENCHIMENTO CAPILAR MOSTRA-SE LENTO POR DESVIO DE FLUXO SANGUÍNEO. PELE FRIA E PEGAJOSA - A QUEDA DA TEMPERATURA JÁ É DEVIDA À PERDA DE SANGUE E À HIPOTENSÃO, MAS O ASPECTO PEGAJOSO OCORRE PELA SUDORESE.

A perfusão periférica é um parâmetro fisiológico que se relaciona diretamente ao fluxo sanguíneo local, cuja regulação envolve artérias de resistência. As artérias de resistência são os principais vasos sanguíneos na manutenção da pressão arterial sistêmica 14.

O DE Perfusão Tissular Periférica Ineficaz refere- se à redução na circulação sanguínea para a periferia, a qual é capaz de comprometer a saúde(5).

O que é o Índice de Perfusão? O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor. É um valor relativo que varia a segunda dos pacientes e a segunda da zona na qual está posicionado. Para valores superiores ao 4% a medição é atendível.

Shunt é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão, levando à redução da pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2).

Desequilíbrio V/Q representa distribuição não coincidente entre a perfusão sanguínea capilar e a ventilação nas unidades pulmonares, estando algumas destas unidades recebendo desproporcionalmente alta ventilação (alta V/Q) e outras unidades recebendo desproporcionalmente alta perfusão (baixa V/Q).

Tratando-se do resultado de enfermagem “Perfusão tissular: periférica (0407)”, este é definido como “adequação do fluxo de sangue por meio dos pequenos vasos das extremidades para manter a função dos tecidos”.

Perfusão é a passagem de líquido através do sistema circulatório ou linfático para um órgão ou tecido. É medida pela razão com a qual o sangue é entregue ao órgão ou tecido.

Informações ao Paciente – Oximetria de pulso
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.