Como verificar a vida útil do HD?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

CrystalDiskMark. O CrystalDiskMark é uma ferramenta gratuita para verificar a saúde do seu HD, que funciona no Windows. No programa, o usuário escolhe o número de testes que deseja executar e quais unidades devem ser testadas.

Como saber se um HD está bom?

  1. Está lento, trava ou dá tela azul. Esse pode ser um sinal de que um HD não está bom. ...
  2. Os dados estão sendo corrompidos. Outra dica para saber se o HD está bom é se atentar aos arquivos corrompidos. ...
  3. Faz muitos ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o HD.

Quais os sintomas de um HD com defeito?

  1. O HD está lento ou trava frequentemente. A lentidão ao abrir arquivos e programas pode ser um sinal de que há algo de errado com o HD. ...
  2. Os dados estão sendo corrompidos. ...
  3. Ruídos e sons estranhos. ...
  4. O Windows não reconhece o HD. ...
  5. Bad Blocks.

Como o funcionamento do HD é mecânico, uma queda ou impacto brusco já pode danificar as peças. Além disso, esse dispositivo tem componentes eletrônicos, que também podem ser danificados com umidade, sujeira ou altas temperaturas.

Para executar checkdisk no modo somente leitura, no prompt de comando, digite chkdske, em seguida, pressione < Enter >. Para reparar erros sem examinar o disco em busca de setores defeituosos, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /fe, em seguida, pressione < Enter >.

CrystalDiskInfo

CrystalDiskInfo é uma excelente ferramenta para monitorar HDs e unidades SSD para saber, com uma simples olhada, o estado de saúde de uma das partes mais importantes de seu PC.

Chkdsk /r localiza e tenta corrigir partes corrompidas do HD. Ele executa chkdsk /f automaticamente como parte do processo para corrigir erros lógicos no disco também. Isso significa que você não precisa executar o comando chkdsk /f /r.

Clique com o botão direito do mouse sobre o drive em questão e escolha “Propriedades”. Passo 3. Escolha “Ferramentas” e, na opção “Checagem de erros”, clique em “Checar”. Caso algum problema seja constatado, o Windows o informará por meio da ferramenta Windows Event Viewer.

Faça desfragmentação de disco
A boa notícia: o uso do desfragmentador de disco é um recurso nativo do Windows. No Menu Iniciar, digite “Desfragmentar e Otimizar” para encontrar o aplicativo. Selecione a unidade de disco correspondente ao HD externo e aguarde até que o processo seja concluído.

A opção “Error Scan” no HD Tune fará uma análise completa do HD em busca de setores danificados (bad blocks). Mantenha desabilitado a opção “Quick scan” e clique em “Start“. Esse teste é bem demorado, depende muito do tamanho do HD, no nosso exemplo o teste demorou quase uma hora e meia para o HD Seagate de 500GB.

Você pode tentar recuperar o HD corrompido com a ferramenta de Verificação de Erros do Windows. Clique com o botão direito na unidade do disco > Propriedades > Ferramentas > Verificação de erros. Assim, o sistema vai fazer uma varredura na unidade em busca de falhas para corrigi-las.

Mais rápido que o HD, o SSD pode atingir velocidades de até 500MB/s, sendo o mais utilizado atualmente por conta de sua resistência e ganho de desempenho em relação ao HD.

Quando a solução do HD queimado é apenas substituir a placa lógica, você pode recuperar todos os dados que estavam armazenados. Basta adotar os procedimentos corretos com uma empresa especializada em recuperação de dados. Porém, se os discos rígidos foram danificados, é possível que uma parte dos dados se perca.

R$600,00

O orçamento se dá, principalmente, devido à complexidade do serviço. Contudo, para oferecer um parâmetro, os serviços de recuperação de HD costumam ficar a partir de R$600,00.

O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache. O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows.

Como restaurar arquivos de sistema corrompidos do disco rígido externo

  1. Abra Iniciar, digite cmd e pressione Enter para iniciar uma janela de prompt de comando.
  2. Digite chkdsk g:/f (se o disco rígido externo for a unidade g) e pressione Enter.
  3. Digite sfc /scannow e pressione Enter.

Hard Disk Sentinel é uma ferramenta especializada para monitorar e analisar SSD ou HDD. Ao instalar esta ferramenta em seu computador Windows, você pode facilmente encontrar relatórios sobre a degradação do desempenho do SSD, saúde, temperatura, velocidade de transferência de disco em tempo real, falhas, etc.