Como ver um planeta pelo celular?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

O SkyView é um aplicativo que permite ver planetas, estrelas e constelações que estão ao seu redor apenas apontando a câmera do aparelho. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app permite ainda acompanhar fenômenos astronômicos e possui diversas ferramentas para personalizar a visualização.

Índice

  • Solar System Scope.
  • SkyView.
  • Solar Walk Lite.
  • Star Chart.
  • Stellarium.
  • Sky Map.

Para esse momento raro, você pode usar o aplicativo SkyView Free, que utiliza a câmera do seu celular para identificar estrelas, planetas, constelações, sendo dia ou noite. Ele está disponível para sistemas iOS e Android e não necessita de Wi-fi.

Tanto os planetas quanto as estrelas se parecem com pontos luminosos no céu. Por isso, um dos jeitos mais simples de diferenciá-los é verificar se o ponto luminoso em questão tem brilho estável, sem piscar. Se sim, provavelmente se trata de um planeta.

Como e onde ver o alinhamento de Vênus e Júpiter
O fenômeno será visível a olho nu, mas o uso de binóculos ou telescópio permitirá capturar mais detalhes de cada planeta e, em particular, apreciar os quatro satélites de Júpiter.

Primeiro é preciso mudar a exibição do mapa para "satélite" e depois diminuir o zoom da imagem até o limite. Assim, no canto esquerdo da tela aparecerá um novo menu com os planetas do Sistema Solar e suas luas que podem ser visualizados.

O Google Mars pode ser acessado tanto pelo celular, quanto pelo computador. Você pode apenas escrever no campo de pesquisa o nome do aplicativo que já aparece. Você também pode acessar pelo Google Earth colocando-o na função Marte.

E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

Os satélites – os feitos pelo homem – são visíveis a olho nu. Isso ocorre porque eles também refletem a luz do Sol.

Marte

A Lua estará próxima do planeta Marte, na região da Constelação Ocidental de Gêmeos.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

A dupla estará visível a partir das 18h48, 17° acima do seu horizonte oeste. Isso significa que o momento de aproximação máxima não poderá ser visto, devido às posições que os corpos envolvidos no evento estarão ocupando no céu, abaixo da linha do horizonte.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de abril de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de abril, Vênus estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Oeste.

Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e a Lua se alinham em um arco no céu nesta semana, com alguns visíveis a olho nu.

No canto inferior esquerdo da tela, clique em “Satélite”, conforme mostra a imagem abaixo; Então, utilize o sinal de “-” ou a barra de rolagem do mouse para tirar zoom até que você tenha a visão da Terra e uma lista de planetas apareça.

Para isso é preciso entrar no modo Google Earth através do ícone de configurações presente no canto inferior esquerdo do Google Maps. Após entrar no Google Earth, tire o máximo possível do zoom. Feito isso, uma opção para viajar para a Lua ou para Marte irá aparecer na barra inferior do aplicativo.

Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.

  1. Pesquisar no céu. Para procurar objetos e locais celestes, digite um termo de pesquisa e clique em Pesquisar. ...
  2. Navegar pelo céu. Há duas maneiras de alterar a visualização do céu. ...
  3. Ver visual. diferentes. ...
  4. Ver coleções de imagens. ...
  5. Compart. ...
  6. Imprimir uma imagem. ...
  7. Visual.

O aplicativo de astronomia Sky Map utiliza a geolocalização do smartphone para mostrar imagens das estrelas e constelações e indicar a posição em que se encontram no céu.