Como ver se o médico e especialista?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para saber se o médico está devidamente cadastrado na especialidade em que atua, basta acessar o site do Conselho Regional de Medicina, por meio do endereço crm.org.br e clicar na opção ´buscar médico` preencher com o nome do médico e localização que serão fornecidas as informações.

O Doctoralia, por exemplo, é um dos canais mais conhecidos do país e apresenta informações de diversos médicos. Este site pode ser útil para o usuário que está interessado em pesquisar o histórico de um médico com resultados na web.

Como consultar o CRM médico? A consulta do CRM médico é feita pelo site do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ao acessar o portal, basta clicar na categoria “serviços” e em “busca por médicos”. Nessa parte, é preciso preencher o máximo de informações possíveis para ampliar os resultados da busca.

O Conselho Regional de Medicina é o primeiro órgão procurado pelos recém formados de medicina. Isso porque ele é responsável pelo registro dos médicos e das entidades jurídicas. Sem esta inscrição, não é possível exercer a profissão.

Para requerê-lo, basta acessar o site do CRM onde é inscrito, localizar o Portal de Serviços para pessoa física e clicar no campo relacionado ao registro de especialidades. Feito isso, é preciso anexar os documentos pedidos, concluir o requerimento e aguardar a análise da Comissão de Qualificação Profissional do CRM.

O Registro de Qualificação de Especialista (RQE) é um importante documento obtido ao se registrar o título de especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM). O RQE só é fornecido aos médicos que concluem Residência Médica ou que foram aprovados na prova de título de especialista na especialidade.

Dessa forma, o número que chamamos de CRM médico é um registro do profissional junto a esse órgão tão importante. O CRM médico é o que identifica o profissional e dá a ele o direito de atuar no Brasil.

O pedido de RQE é realizado mediante a apresentação do requerimento de registro, juntamente com cópia autenticada do certificado de Residência Médica ou do Título de Especialista, somados à Carteira Profissional Médica (CPM) e ao recolhimento da taxa definida para cada especialidade.

Para saber se um médico está apto a exercer a profissão, qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa no site do Conselho Federal de Medicina (portal.cfm.org.br) ou dos conselhos regionais de medicina (CRMs) de cada Estado (a listagem dos sites está disponível no portal do CFM).

Pode ser feito por meio de uma requisição simples em que constem dados e assinatura do paciente. Afinal, como adiantei acima, as informações de saúde são dele, estão apenas guardadas nas dependências das unidades de saúde ou em sistemas online com essa finalidade.

Como é composto o número do CRM? O CRM é composto por seis números + a sigla CRM acompanhada do estado, exemplo: CRM/SP 123456. Está se formando em medicina e quer dicas de como empreender na carreira?

“O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) é importante porque regulamenta o bom exercício da medicina, o que garante para a sociedade um atendimento respaldado em preceitos éticos.

ATÉ 28 DE FEVEREIRO DE 2022, no valor de R$ 748,84 (3% de desconto). O boleto poderá ser acessado por meio do “CRM Virtual” e no “Serviços às Empresas” do site do CRM-ES.

São as siglas para abreviar a nomenclatura do Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

O CRM médico é específico para profissionais formados no curso de medicina. Outras formações da área de saúde, assim como outros segmentos, possuem outro tipo de registro. É o caso do registro no COREN, necessário para os profissionais formados em Enfermagem.

Os conselhos regionais de Medicina (CRM) e de Odontologia (CRO) desaprovam a idéia de exames de proficiência para médicos e cirurgiões-dentistas. Essa proposta, sugerida recentemente pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), está em trâmite no Senado.

O registro só pode ser requerido depois da graduação em medicina. Até que o médico não possua o registro, está proibido de atender qualquer paciente, correndo o risco de responder judicialmente ao Conselho. Por lei, o número CRM do médico deve sempre estar exposto quando se utilizam de seu nome.

Quando um paciente deseja saber mais sobre um médico, verificar se ele realmente tem o RQE que está divulgando, ele pode usar a seção Busca por Médicos do portal do CFM.

Assim, podem solicitar o RQE todos os médicos que concluíram a Residência Médica específica e/ou possuam titulação concedida por Sociedades de Especialidades, como a SBCO, de acordo com as normas de habilitação estabelecidas pela Associação Brasileira de Medicina (ABM).

A carteira profissional de médico (capa verde) foi instituída pela Lei nº 3.268/1957, artigos 18 e 19, e o Decreto nº 44.045/1958, artigo 9. Ela tem fé pública como documento de identidade e é de uso exclusivo dos Conselhos Regionais para anotações sobre o exercício da medicina.