Como ver precatório pelo CPF?

Perguntado por: ifreitas6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

A consulta dos precatórios do INSS está disponível no site do Tribunal Regional Federal (TRF) onde o processo começou. O seu advogado também pode indicar se você está nesse grupo. Para conferir, use o seu CPF, o registro da OAB do profissional responsável pelo seu título ou o número do seu processo judicial.

O dinheiro é depositado pela devedora em conta judicial controlada pelo Depre, que elabora planilha informando ao Banco do Brasil o valor a ser disponibilizado. Após, será providenciada a abertura de conta judicial do valor apurado, colocando-o à disposição do juízo de origem do processo.

A regra geral sobre as datas se baseia na data de emissão final do processo. Caso emitido até a data de 01 de Julho, o Precatório deverá ser pago até o final do ano seguinte. Mas se for emitido após essa data, o Precatório será quitado no ano subsequente (até 2 anos e meio depois).

Por lei os precatórios devem ser pagos com um mínimo de 6 meses e máximo de 2,5 anos, mas nem sempre isso acontece, e vamos comentar os motivos.

Quem tem direito de receber os precatórios do INSS
Tem direito de receber os precatórios do INSS os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que ingressaram com ações na Justiça, tiveram vitória em todas as instâncias e passaram da fase de execução.

Como fazer a consulta RPV?

  1. Acesse um dos portais autorizados. A consulta da RPV pode ser feita por meio dos portais dos Tribunais de Justiça e das Seções Judiciárias de cada estado. ...
  2. Tenha o número da RPV em mãos. ...
  3. Esteja com o CPF. ...
  4. Localize as informações desejadas.

Portanto, os precatórios federais, por regra, possuem valor superior a 60 salários mínimos. Já a RPV federal tem valor inferior a esse limite.

Terão direito a receber os benefícios os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, durante o período em que ocorreram os repasses a menos do Fundef (1997-2006), Fundeb (2007-2020) e Fundeb permanente (a partir de 2021); e os aposentados que ...

Como consultar o pagamento dos precatórios do Fundef
A consulta de pagamento do precatório do Fundef precisa ser feita dentro do Tribunal Regional referente ao estado de origem do profissional de ensino. Por exemplo, se é um precatório do Fundef de Minas Gerais, o acesso é pelo TRF1.

Para consultar a lista de beneficiários que receberão os precatórios de 2022, é preciso acessar o site do da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), clicar em “LOA 2022 precatórios” e selecionar o tribunal responsável pela ação.

A consulta de situação de benefício é uma forma de acompanhar o andamento dos processos de concessão de benefícios realizados pelo INSS. Para realizar a consulta, não é necessário ter o número do benefício, apenas acessar o site do Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada na sua conta Gov.br.

Então, qual a previsão de pagamento? No final de 2021 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 114, conhecida também como PEC dos Precatórios, a qual estabeleceu um limite anual para pagamento de precatórios a partir de 2022.

O pagamento dos precatórios é creditado na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, em uma conta judicial disponibilizada para o saque.

Todas as agências da Caixa Econômica Federal estão efetuando pagamento de RPVs e precatórios, independentemente do valor, com ou sem alvará de levantamento.

4 MANEIRAS DE ANTECIPAR O RECEBIMENTO DE SEU PRECATÓRIO

  1. 1 – Lista de pagamento prioritária. Existem algumas regras que determinam o tempo em que um Precatório será pago. ...
  2. 2 – Acordos diretos com ente devedor. ...
  3. 3 – Renúncia de valor para receber por RPV. ...
  4. 4 – Venda de Precatórios.

Consulte se sua RPV está liberada pela internet
Na informação processual da requisição, consta a data da liberação para saque. Basta consultar os detalhes informativos no processo após consultar o CPF daquele que será o beneficiário. Nas consultas realizadas por advogados, é solicitado o número da OAB.

Consultar por:

  1. CPF/CNPJ.
  2. Número da OAB.
  3. Sequencial do RPV ou precatório.
  4. Número do Processo de Execução.
  5. Número do Processo Originário.
  6. Número do Processo no TRF5.
  7. Número do Requisitório no 1º Grau.

Como saber o número do meu precatório?

  1. Fazendo a consulta através do seu processo. Ao fim de um processo contra o poder público, normalmente se recebe do advogado da causa ou do juiz uma cópia do documento final. ...
  2. Contatando o advogado da causa. ...
  3. Acessando o precatório a partir do número do CPF.