Como ver o resultado do oxímetro?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio. Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.

Os sintomas da baixa saturação podem variar de acordo com a doença que está causando o problema. Mas, em geral, a pessoa sente tontura, taquicardia, náusea, falta de ar e desmaios, já que o cérebro não recebe oxigênio suficiente.

Quando o nível estiver abaixo de 93%, por exemplo, é imprescindível que um médico seja procurado, pois é importante identificar essa taxa como um sinal de alerta de algo mais grave que pode acontecer. Portanto, a saturação 90 é considerada baixa.

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%. Mas, é importante destacar que oxímetro não dá diagnóstico, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue. Com a doença pulmonar causada pela COVID-19, o oxímetro de dedo se popularizou.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%. Se o nível de saturação estiver abaixo de 92%, procure imediatamente auxílio médico. A maioria dos oxímetros mede também o ritmo cardíaco.

A unidade utilizada para a medição do ritmo do miocárdio corresponde aos batimentos por minuto ou bpm. Entre os médicos, é consenso adotar como referência o intervalo entre 60 bpm e 100 bpm, que é considerado normal para adultos em repouso ou realizando tarefas corriqueiras.

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.

Se a saturação for igual ou menor que 94%, o paciente está hipóxico e deve ser tratado rapidamente. Uma saturação menor que 90% é uma emergência clínica.

Sintomas

  • Tontura;
  • Confusão mental;
  • Coloração azul dos lábios ou das unhas;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de consciência;
  • Tremores.

O uso é simples: deve-se colocar o aparelho em algum dos dedos das mãos e esperar até se ter uma leitura adequada da oxigenação e frequência cardíaca.

As diretrizes australianas, por exemplo, orientam que quando se observa uma queda de saturação de oxigênio, medida em repouso, para 92% a 94%, admissão em um hospital deve ser considerada [2].

Saturação define o quão intensa uma cor é, numa escala de 0% a 100%. Saturação de 0% retira toda a intensidade da cor e 100% confere intensidade máxima. Valor trata do brilho da cor, também numa escala de 0% a 100%. Ele controla o quanto de branco existe na cor.

Informações ao Paciente – Oximetria de pulso
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2).

Uso contínuo de 48 a 60 horas: as estruturas do pulmão se comprimem, dificultando a respiração e atividade do pulmão, além de aumentar o líquido na estrutura pulmonar; Uso contínuo acima de 60hrs: insuficiência respiratória aguda grave, o que leva a óbito.

V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).