Como ver o raio atômico na tabela periódica?

Perguntado por: tlessa6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O tamanho do raio atômico dos elementos químicos cresce da direita para a esquerda nos períodos e cresce de cima para baixo nos grupos. O tamanho do raio atômico dos elementos químicos cresce da esquerda para direita nos períodos, assim como a eletropositividade.

O raio atômico dos elementos é uma propriedade periódica que determina o raio de um átomo, que varia dependendo da posição do elemento na Tabela Periódica. Assim, eles podem aumentar ou diminuir conforme o número atômico (Z), que corresponde ao número de prótons presentes no núcleo dos átomos.

Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).

Para realizar esta medida faz-se com que um feixe de raios-X atravesse a amostra de um material feito de átomos ou íons de um único elemento químico, sofrendo então um desvio. A imagem registrada sobre uma chapa fotográfica mostra a posição dos núcleos dos átomos e a distância (d) entre eles.

Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim. Até chegarmos a esse modelo, ela sofreu diversas transformações e contribuições de vários cientistas.

Os elementos químicos, de acordo com a classificação da tabela periódica, posicionados na parte superior à extrema direita são os que possuem maior valor de eletronegatividade. Os que ficam localizados em posição inversa, ou seja, na área inferior à esquerda da tabela, são menos eletronegativos.

Ao longo do período diminui o raio atómico pois aumenta a carga nuclear pelo que os eletrões são cada vez mais atraídos para o núcleo, o que provoca uma contração da nuvem eletrónica. Os raios atómicos permitem investigar as propriedades físicas dos diferentes átomos.

O raio atômico (r) é a metade da distância existente entre dois núcleos de átomos vizinhos. Se o átomo formar um cátion, o raio atômico irá diminuir, agora, se formar um ânion, o raio do átomo irá aumentar. O raio atômico diferencia-se de um átomo para o outro de acordo com a sua família e período na Tabela Periódica.

Resposta. letra b) O elemento de maior raio atômico é o K.

Por fim, o K possui quatro camadas, sendo do quarto período da tabela periódica e o átomo de maior raio. Portanto, a ordem crescente de raio atômico é a seguinte: N < Li < Mg < K.

O Hidrogênio é o elemento químico de menor massa atômica (1 u) e menor número atômico (Z=1) entre todos os elementos conhecidos até hoje.

oganessônio

O oganessônio é o elemento 118 da Tabela Periódica, sendo, portanto, o elemento de maior número conhecido até então. Oganessônio, o elemento químico de número atômico 118. O oganessônio, símbolo Og, número atômico 118, é o elemento químico de maior número atômico existente na Tabela Periódica até agora.

O raio atômico é uma importante ferramenta para a compreensão das propriedades periódicas dos elementos químicos. Entre as complexidades do estudo atômico está a determinação do tamanho do átomo ou, melhor, o raio atômico.

Na maioria das definições, os raios dos átomos neutros isolados variam entre 30 e 300 pm (trilhões de metros), ou entre 0,3 e 3 ångströms. Portanto, o raio de um átomo é mais de 10.000 vezes o raio do seu núcleo (1-10 fm), e menos de 1/1000 do comprimento de onda da luz visível (400-700 nm).