Como ver minhas faltas?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O boletim escolar online é a melhor ferramenta para os pais e estudantes que desejam acompanhar o desempenho na escola e as faltas. A versão impressa ficou no passado e agora as instituições de ensino apostam em serviços de consulta digital. Praticamente todas as escolas privadas trabalham com boletim escolar online.

O Histórico Escolar está disponível na Plataforma SED. Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br com seu login e senha. Passo 2 – Clique no modulo Vida Escolar, Documentos Escolares e depois em Histórico Escolar.

Para visualizar notas e faltas, basta acessar a página do Boletim na plataforma, preencher as informações do ano letivo, RA do aluno e data de nascimento. Com base nessas informações, o sistema disponibilizará escola e turma do aluno.

Não! Segundo entendimentos recentes e uniformes do Tribunal Regional Federal 1ª Região- Brasília-DF, reprovar um aluno por faltas, mesmo que estas tenham sido justificadas com atestado médico, é uma prática ilegal, abusiva e desproporcional, ainda mais se o aluno obtém média para aprovação na disciplina.

Neste ano, o critério adotado pela instituição, por orientação da rede de ensino, está sendo o de verificar se os estudantes conseguiram ao menos aprender os conteúdos mínimos de cada ano. Isso porque 2022 ainda foi marcado por adaptações no currículo, priorizando algumas habilidades.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Como consultar escolaridade por CPF?

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação do estado em que a pessoa estudou;
  2. Clique no serviço de “documentação” ou “consulta pública de concluintes”;
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Não é possível fazer a emissão do documento pelo portal, porque ele deverá ser assinado pelo diretor e pelo secretário escolar. Os responsáveis pelo aluno devem ir ao estabelecimento de ensino para retirar o documento.

O RA (Registro do Aluno) é o número de identificação do aluno no Sistema de Cadastro de Alunos, da Secretaria da Educação do Estado. Para pesquisar seu RA, preencha os dados abaixo e clique em "Consultar RA".

OBS : Estes 25% equivalem a 50 faltas caso conte o período total de aula.

O que diz a lei? Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos.

E se o aluno faltar a ponto de ficar reprovado é uma reprovação difícil de ser revertida , mas sempre é possível recorrer por intermédio da lei federal n. 8069/90 em seu artigo 53, inciso III que diz ” direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores”.

Fora problemas pontuais com internet instável ou falta de luz, todos tiveram acesso a aulas e avaliações on-line durante a pandemia. Portanto, caso não atinjam o desempenho esperado, podem, sim, ser reprovados na visão das instituições particulares.

Desde 1996, ano em que a Lei de Diretrizes e Bases da educação básica (LDB) vigorou a proibição da reprovação escolar em anos de alfabetização, os assunto “retenção” tem sido pauta de discussões contra e a favor nas universidades e escolares do nosso país.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Como já ocorre na rede da prefeitura de São Paulo, que une 1ª a 3ª série, 4ª a 6ª e 7ª e 8ª séries, dentro desses ciclos não se reprova o aluno. Na rede estadual há, desde 1984, o Ciclo Básico, que eliminou a reprovação entre a 1ª e a 2ª série.