Como ver meu número do NIS?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

O NIS - Número de Identificação Social é um número de cadastro realizado pela Caixa e devem ser cadastrados: o trabalhador, vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física; os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa); o diretor não-empregado ...

NIS e PIS são a mesma coisa? O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

Número de Identificação Social (NIS) é um importante identificador composto por 11 dígitos que é utilizado pelo Governo Federal para facilitar o recebimento de benefícios e direitos trabalhistas. Precisando de crédito para realizar seus objetivos?

Uma das formas de encontrar o NIS é na carteira de trabalho, e o número pode ser identificado como PIS. Além disso, é possível verificar o NIS no cartão cidadão, extrato FGTS, cartão Auxilio Brasil ou Bolsa Família, pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa Econômica Federal.

O NIS é um registro da Caixa Econômica Federal sobre os cidadãos. Com esse número, o empregador cadastra os funcionários de forma online e garante os direitos trabalhistas. Dessa forma, descobre a que benefícios sociais o trabalhador tem direito.

Outras formas de Consultar o Número do NIS

  1. Através da Carteira de Trabalho;
  2. Ligando para o número 0800-726-0207, da Caixa Econômica Federal;
  3. No cartão do Bolsa Família ou Auxílio Brasil;
  4. Em alguns modelos de Carteira de Identidade, caso tenha a informação do PIS/PASEP, que é o mesmo número do NIS.

O mais recomendado, se você não souber o número do NIS, é consultar com o seu CPF, pois é um documento que, geralmente, está mais próximo. Outra forma de consultar é ir até uma das agências da Caixa Econômica e pedir para que um dos colaboradores ajude a encontrar o cadastro.

Os beneficiários identificados com NIS final 1 são os primeiros a receber o pagamento. O Auxílio Brasil já tem o calendário de pagamentos para todo o ano de 2023.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Site Meu CadÚnico
Selecione a opção “Meus benefícios” e faça login com CPF e senha cadastrados na conta gov.br; Clique em “Consulta Simples” e desça até a opção “Responsável Familiar”; Do lado direito da tela clique na seta para baixo; Por fim, todos os dados aparecerão na tela, incluindo o NIS.

Veja o passo a passo:

  1. Pré-cadastro pelo site ou aplicativo. O pré-cadastro pode ser feito por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. ...
  2. Procure um CRAS ou posto do Cadastro Único. ...
  3. Documentação necessária. ...
  4. Entrevista de cadastramento. ...
  5. Confirmação do cadastramento: atribuição do NIS.

É possível atualizar os dados cadastrais? Onde posso fazê-lo? Sim, os dados cadastrais podem ser atualizados. Se for somente no endereço e nos meios de contato, a atualização poderá ser feita pelo telefone, no atendimento ao cidadão, e as demais alterações deverão ser feitas em agência da Caixa.

No ícone Meu NIS, você tem acesso às informações do seu NIS, também conhecido como Espelho do PIS.

Então, após realizar o seu cadastro, em até 45 dias será liberado o número do seu NIS.

Se você não souber onde é feito o cadastro, procure algum Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município.

A atualização do NIS pode ser realizada pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. Também é possível atualizar pelo site do Ministério da Cidadania. Caso os dados cadastrados junto ao seu NIS não tenham passado por nenhuma atualização nos últimos dois anos, você precisará apenas confirmar a manutenção desses dados.

Para ter direito aos benefícios do Auxílio Brasil é preciso, primeiramente, ter a família inscrita no Cadastro Único e ter os dados atualizados nos últimos dois anos. Lá, você terá acesso ao Número de Identificação Social (NIS) e aos dados sobre a família.

Para saber quando irá receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu NIS (Número de Identificação Social), no cartão do benefício ou fazendo uma consulta do CadÚnico, informando o CPF.

Os pagamentos começam hoje para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1 e serão feitos de forma gradativa até 31 de maio. Lembrando: as famílias elegíveis migraram automaticamente do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, sem necessidade de realizar um novo cadastro.