Como ver Júpiter e Vênus?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Segundo Zurita, quem tiver a oportunidade de contemplar o fenômeno por telescópio ou binóculo, poderá observar os dois planetas no mesmo campo de visão e ver, ao mesmo tempo, as luas galileanas de Júpiter e a fase minguante de Vênus, que estará 86% iluminado pelo Sol.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

Através dos telescópios podemos ver quatro pontos brilhantes ao lado de Júpiter. Vez ou outra é possível observar o trânsito (eclipse) de algumas dessas luas pelo disco do planeta. Júpiter estará visível no céu durante as observações até outubro de 2019 e só voltará a ficar visível a partir de junho de 2020.

Até o dia 05, Vênus estará visível próximo ao horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Vénus

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

A rotação de Vênus ocorre de leste para oeste, contrária a todos os planetas do Sistema Solar; O planeta recebeu esse nome em homenagem à Vênus, a deusa romana da beleza e do amor; Vênus pode ser visto da Terra sem o auxílio de equipamentos; É o planeta mais quente, apesar de não ser o mais próximo do Sol.

Vênus é o mais brilhante e Marte está a leste de Vênus, com seu brilho avermelhado característico.

O planeta vermelho será visível do início até meados das noites em junho de 2023. No início de junho, Marte estará alto no céu em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mas, com o passar do mês, o planeta estará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Oeste.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

Como assistir
Com um par de binóculos ou um telescópio, você poderá ver as bandas do planeta, segundo a Nasa. Os observadores de estrelas também podem ver três ou quatro das luas de Júpiter, incluindo Europa, disse Ray.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra e reside entre ela e o Sol. Portanto, após a Lua, Vênus é o corpo mais brilhante no céu noturno. Conhecido como "Estrela D'Alva", quando visto pouco antes do nascer do Sol no céu do leste e "Estrela da tarde", quando visto no céu do oeste ...