Como ver imagens do Hubble ao vivo?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

O site spacetelescopelive.org te mostra o objeto astronômico ao qual o telescópio está apontado nesse exato momento.

Inicialmente, ainda não estava claro qual erro de software causou o período de hibernação do Hubble em 2021 e quanto tempo demoraria a recuperação. Em 13 de junho de 2021 o computador que controla e coordena os instrumentos científicos do telescópio deixou de funcionar, voltando a entrar em modo de segurança.

O Telescópio Espacial Hubble vislumbrou a estrela mais distante já observada, brilhando a 28 bilhões de anos-luz de distância. E a estrela pode ser entre 50 a 500 vezes mais massiva que o nosso Sol e milhões de vezes mais brilhante.

É bem possível sim!

Hubble não é somente um telescópio potente, mas ele também carrega câmeras que permitem que os cientistas na Terra observem objetos que encontram-se a bilhões de anos-luz de distância. Hubble funciona com energia solar. Os cientistas em Greenbelt, Maryland, o controlam usando sinais de rádio.

Não só de imagens atuais se faz o Google Earth. A plataforma utiliza imagens históricas, com a data do registro disponível para consulta.

Conforme informado pelo Vida Celular, o Google Earth vai detectar automaticamente se seu aparelho – seja ele Android ou iOS – está configurado para a visualização escura dentro dos ajustes de sistema.

A Nasa TV é um canal de televisão que transmite lives espaciais ao vivo em diferentes plataformas. Os streamings podem ser assistidos através do site Nasa Live, pela conta oficial da agência no YouTube ou por meio do aplicativo Nasa App.

O site spacetelescopelive.org te mostra o objeto astronômico ao qual o telescópio está apontado nesse exato momento. Na página, é possível ainda saber quem ou qual instituição solicitou aquela imagem e conferir a proposta de pesquisa.

"O Webb se dedica a observar o Universo em luz infravermelha, enquanto o Hubble continuará a estudá-lo principalmente em ondas ultravioleta e ópticas, embora tenha alguma capacidade de infravermelho", disse a Nasa em seu site oficial. Ele acrescenta: "O Webb também tem um espelho muito maior do que o Hubble".

Lançado no espaço a bordo do ônibus espacial Discovery há mais de 30 anos, o Hubble registra imagens do universo 24 horas por dia. e até galáxias. O recurso que mostra uma foto do espaço feita no dia do aniversário do usuário foi liberado pela Nasa em 2020. Todas as imagens exibidas foram feitas pelo telescópio.

Nós podemos dizer que o universo observável se estende por um raio de 14 bilhões de anos-luz da Terra.

Capturando Fenômenos Espetaculares. De galáxias massivas a nuvens de poeira cósmica, o Telescópio Espacial Hubble nos permitiu capturar e testemunhar fenômenos astronômicos incríveis. Em 1997, o telescópio nos deu o primeiro vislumbre de uma supernova, uma estrela que explodiu e ofuscou brevemente uma galáxia inteira.

Características do telescópio espacial James Webb (JWST)
Possui um espelho para captação de imagens cerca de 2,5 vezes maior que o do Hubble; 2. Será posicionado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em um ponto em que haja anulação entre a gravidade do Sol e da Terra.

Telescópio James Webb

Telescópio James Webb localiza galáxia mais distante do Universo.

O Telescópio Espacial Hubble é o mais importante de todos os telescópios que já foram construídos no mundo. Isso porque ele fica no espaço, livre das interferências da atmosfera terrestre, o que permite que ele consiga imagens precisas de lugares distantes do universo.

Como ter acesso a imagem de satélite em tempo real? Para acessar imagens de satélite em tempo real sem custos, uma opção é a transmissão feita pelo EarthNow!. No site é transmitido o movimento do satélite Landsat 8 e 9, dessa forma é possível acompanhar a rota de captação do satélite em tempo real.

Pesquisa no Zoom Earth. Imagens. O Zoom Earth mostra imagens de satélite grátis quase em tempo real, que são atualizadas a cada 10 a 15 minutos.