Como ver a Lua ao vivo?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Há duas formas nas quais o usuário pode usar o Google Moon: pela barra de pesquisa do Google ou ver a lua usando o Google Earth. Dentro da página do Google Moon há a opção de ver a lua pelo Google Earth caso seja interessante para o usuário.

Sky Map (Android, gratuito)
O programa permite buscar por planetas, estrelas e outros corpos, assim como filtrar o que é visto na tela. Por fim, há um modo noturno que coloca o brilho da tela quase que no mínimo e deixa todos os textos e informações em vermelho escuro, o que ajuda no acompanhamento do céu.

Você precisar usar as configurações manuais de sua câmera para fotografar de forma mais eficiente a lua. Se seu celular não tem configuração manual, você pode baixar um aplicativo para ter acesso total a esses ajustes. Lá vai alguns apps que sugerimos: ProCam e Camera + 2 para iOS e Camera FV-5 e ProShot, para Android.

Lua Crescente
A lua de hoje está 19,32% visível e está crescendo. Faltam 3 dias para a fase Quarto Crescente.

Que horas a ocorre a Superlua? O fenômeno poderá ser visto em seu ápice a partir das 22h36, no horário de Brasília. Vale destacar que, quando atinge o ponto de maior proximidade da Terra, a Lua chega a aparecer até 17% maior e 30% mais brilhante. Espera-se, hoje, marés mais altas também.

Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta. O núcleo lunar é sólido e composto por uma grande quantidade de ferro. Ele é muito pequeno comparativamente ao astro como um todo, e representa somente 2% de sua massa, com raio de 240 km.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

O planeta Marte poderá ser avistado na direção norte, no início da noite. Júpiter será visível de madrugada, imerso no brilho da aurora, muito próximo ao horizonte leste, pouco antes do nascer do Sol. Saturno aparecerá como uma estrela alaranjada de primeira magnitude, na direção norte, por volta das 22-23h.

Para acessar o Google Moon, basta abrir o Google Earth 5.0 e alterar o modo de “Earth” (Terra) para “Moon” (Lua) na barra de ferramentas na parte superior da tela. Não deixe de conferir também a sua versão online, no estilo Google Maps.

Huawei P30 Pro: foto capturada exibe detalhes da Lua e confirma quatro câmeras traseiras - TudoCelular.com.

O Carta Celeste ou Star Chart (como é encontrado no App Store) é, talvez, um dos mais completos aplicativos gratuitos de astronomia disponíveis. Através dele, é possível observar o céu em tempo real de acordo com a localização do observador.

O Sky Map Online permite a visualização do céu com as constelações observáveis em vários lugares do mundo, em tempo real. Google Sky é um recurso do Google Earth para visualizar o espaço. Além disso, o site permite visualizar imagens de satélites da NASA, o Sloan Digital Sky Survey e do Telescópio Hubble.