Como ver a lista da ANS?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Veja como consultar a lista do rol de procedimentos da ANS

  1. Entre no site da ANS e verifique a parte de verificação de cobertura de plano;
  2. Selecione as características que são cobertas pelo seu plano. ...
  3. Escreva o nome do procedimento que deseja verificar se está incluído no seu plano, no campo indicado, e clique em “OK”;

A Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT) e a Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica são técnicas modernas de tratamento e, na maioria dos casos, esse tipo de procedimento não consta no rol da ANS, o que serve como justificativa para que os planos de saúde neguem a cobertura.

Fique com a gente! Para não perder um tempão no telefone, a opção mais prática é acessar o site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e conferir o status do seu plano. A cerca de dois anos, o site disponibiliza uma ferramenta de pesquisa que permite saber um panorama geral do plano e da operadora.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras, iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o estímulo à qualidade dos planos de saúde. Saiba mais aqui!

O que é o Rol da ANS? Se você chegou até aqui, inegavelmente já ouviu falar do Rol da ANS. Para resumir, o Rol da ANS é uma lista de procedimentos como exames, consultas e cirurgias que devem ser disponibilizados pelos planos de saúde aos seus beneficiários.

Essa foi a segunda atualização do rol da ANS no ano de 2023. Os procedimentos que agora fazem parte do rol da ANS são: Olaparibe, combinado com Bevacizumabe, para tratamento de câncer de ovário; Darolutaminda, em combinação com docetaxel, para tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático.

Se há uma prescrição médica justificando a importância do tratamento para o paciente, o medicamento de alto custo deve ser coberto pelo plano de saúde. Medicamentos de alto custo geralmente são indicados para o tratamento de doenças graves, crônicas ou raras.

A falta de previsão no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é utilizada como justificativa para as negativas de cobertura de tratamentos pelos planos de saúde. A maioria das operadoras nega o custeio se o tratamento não consta no rol da ANS.

Um plano do tipo ambulatorial irá cobrir, basicamente, as consultas médicas, os exames que podem ser feitos em clínicas e laboratórios, e os tratamentos médicos. Por outro lado, eles não costumam cobrir os atendimentos de urgência e emergência (esses são cobertos apenas dentro das primeiras 12 horas).

Segundo a ANS, o rol taxativo é uma lista de procedimentos em saúde, aprovada por meio de resolução da agência e atualizada periodicamente, na qual são incluídos os exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmentação assistencial do plano.

O que é rol taxativo e rol exemplificativo? O rol taxativo, também chamado de rol exaustivo, estabelece uma lista determinada, não dando margem a outras interpretações. Vale somente o que está ali inserido. Já o rol exemplificativo é aquele que estabelece apenas alguns itens de uma lista.

Você deve verificar no seu contrato qual a área geográfica de cobertura do seu plano. Ela pode ser: nacional, estadual, grupo de estados, municípios e grupo de municípios. Atenção! Se ainda tiver alguma dúvida, por favor acesse nossa seção "Canais de Atendimento ao Consumidor".

Com o novo projeto de lei fica determinado que esse rol é exemplificativo, ou seja, constitui a cobertura mínima, sendo possível o usuário de planos de saúde requer acesso a procedimentos não incluídos na lista pela agência reguladora.

Portal da ANS (www.ans.gov.br): Central de Atendimento ao Consumidor, disponível 24 horas por dia.