Como ver a frequência da memória RAM Pelo cmd?

Perguntado por: imoreira7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O processo para saber a frequência da memória RAM é relativamente simples e qualquer pessoa pode fazer, mesmo com o conhecimento básico em informática. No prompt de comando, digite o comando “wmic memorychip get speed” e pressione Enter. E pronto!

Para saber se a sua placa-mãe é compatível com a memória de computador ou notebook que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.

O jeito mais fácil e rápido de conferir informações básicas de memória no Windows é através do Gerenciador de Tarefas. Para acessá-lo, basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + Esc simultaneamente. Clique em "Mais detalhes" para ver a janela com informações completas e, em seguida, acesse a aba "Desempenho".

Ela pode ser medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). A memória DDR4 se destaca das demais, pois trabalha com frequência entre 2133 MHz e 4266 MHz, enquanto DDR3 trabalha entre 800 MHz e 2133 MHz.

Clock de memória ou frequência: medido em megahertz (MHz), indica a velocidade na qual a memória RAM trabalha nos arquivos temporários; DDR: acompanhado de um número, indica a geração da placa de memória RAM. Quanto maior, mais moderna é a peça.

Para isso, pressione as teclas Windows+R no teclado, digite "cleanmgr" e depois em "OK". Caso o Windows peça, selecione a opção "Unidade C" e clique no botão "Limpar arquivos do sistema".

A memória DDR4-2666 pode ser usada com esses processadores, mas será usada a uma velocidade máxima de 2400 MHz, se suportada pela memória e placa-mãe. Para obter mais detalhes, acesse: Especificações do produto Intel®.

3 - Aumentando a frequência
Para fazer isso é só reiniciar o PC e apertar repetidamente a tecla delete. Certifique-se que seu perfil XMP ou AMP esteja selecionado e então mude a frequência da memória para uma que seja maior do que a frequência do estoque de memória que vem selecionada já do fabricante.

a) Reinicie o seu computador e pressione a tecla apropriada (geralmente Del, F2, F10 ou F12) para acessar a BIOS. b) Navegue até a seção relacionada à memória ou overclocking. Isso pode ser chamado de "OC Tweaker", "Advanced Memory Settings" ou algo semelhante.

Enquanto o DDR3 trabalha com frequências entre 800 MHz e 2400 MHz, o DDR4 parte dos 2133 MHz, chegando a 4266 MHz.

Verificar o tipo de RAM
Abra o Gerenciador de Tarefas e vá para a guia Desempenho. Selecione a memória na coluna da esquerda e olhe no canto superior direito. Ele lhe dirá quanta RAM você tem e que tipo de RAM é. Na captura de tela abaixo, você pode ver que o sistema está rodando DDR3.

Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”; Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”; Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema.

No prompt de comando, digite o comando “wmic memorychip get speed” e pressione Enter. E pronto! O número apresentado na tela é a frequência em MHz dos pentes de memória RAM do seu PC.

A frequência de operação dos novos módulos de memória DDR5 deve ser de, no mínimo, 4.800 MHz nos módulos mais baratos. Já nas versões mais caras espera-se atingir uma frequência de 8.400 MHz. Só esses dados, por si só, já mostram como a memória DDR5 é rápida.

A diferença de preço costuma ser bem pequena, procurando bem periga você achar um pente de 3000 MHz mais barato que os de 2666. Se for usar o vídeo integrado, vale a pena investir um pouco a mais em memórias mais rápidas. Você pode pegar o 2666 e subir manualmente, é quase certo que pega 3000, com sorte 3200.

Posso usar pentes de memória RAM de tamanhos diferentes? Um mito comum relacionado à RAM é o de que você não pode misturar pentes de memória de capacidades e velocidade diferentes no computador. No entanto, isso pode ser feito e o computador vai reconhecer normalmente.

A latência influencia, portanto, menos no desempenho das memórias do que a frequência. O usuÁrio deve preferir memórias com clocks mais altos a com números baixos de CL. Não adianta ter uma memória RAM CL9 se ela não tiver uma alta frequência.

De maneira simplificada, quanto maior a frequência, mais rápido a comunicação acontece com o processador e nisso, os programas são executados com mais solidez. Tenha em mente que cada placa mãe tem um limite de frequência e de GigaBytes suportado de memória.

Assim como o tipo de memória, é necessário verificar no manual da placa-mãe qual a frequência máxima suportada. E, é claro, quanto maior a frequência da memória, melhor é o desempenho fornecido pela mesma.

Se a sua placa mãe tem suporte a tecnologia e possui somente dois slots para a instalação dos módulos, é bem simples: basta colocar os pentes de memória e pronto. A tecnologia estará ativada.