Como Venvanse age?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O medicamento Venvanse é uma anfetamina que atua no cérebro ao aumentar a liberação de substâncias já produzidas naturalmente pelo organismo: os neurotransmissores dopamina e adrenalina, que regulam diferentes aspectos do funcionamento cerebral.

Como a falta de apetite é um efeito colateral muito comum da substância, pode-se perder peso. Segundo a bula do Venvanse®, em crianças, a média da perda de peso em relação ao grupo foi -0,39 kg, -0,84 kg e -1,12 kg respectivamente, para pacientes recebendo 30, 50 e 70 mg de Dimesilato de Lisdexanfetamina.

Isso porque ao estimular a noradrenalina, e o corpo entrar em estado de atenção pleno, o cérebro também emite uma resposta para a inibição do apetite.

O Venvanse também pode causar o efeito rebote, ainda mais grave do que no caso de outras drogas. "A anfetamina leva a uma intoxicação mais duradoura do que a própria cocaína. Quando são usadas essas substâncias, o humor torna-se elevado, mas pode ser seguido de uma apatia, uma sonolência, depressão ou abstinência.

Insônia recorrente tem sido relatada por usuários de Venvanse, para além daquela que usualmente é encontrada no início do tratamento. Com o Venvanse, especialmente depois de algum tempo de uso, surgem queixas de dificuldade em se aquietar e relaxar, mesmo depois que o efeito diário do medicamento já se foi.

Venvanse emagrece? Em estudo realizado em adultos com compulsão alimentar moderada ou severa, o tratamento não só diminuiu muito os episódios como evitou o relapso, e os pacientes que tomaram a medicação perderam uma média de 8kg, o dobro do placebo.

Venvanse deve ser tomado uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos. A ingestão na parte da tarde deve ser evitada devido ao potencial para insônia.

Venvanse é um psicoestimulante cerebral, indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção - TDAH. Serve para aumentar a concentração e o foco. Mais forte em seus efeitos positivos sobre o foco e concentração que a Ritalina e Concerta, pode trazer efeitos colaterais mais intensos.

O Venvanse libera dopamina no cérebro, semelhante a outras drogas viciantes. Há um alto risco de abuso e dependência no uso sem indicação (TDAH/compulsão alimentar) e sem supervisão clínica.

Não há benefícios sobre a concentração para aqueles que não têm TDAH; Não ocorre melhora do desempenho acadêmico para aqueles que não têm TDAH e faz uso das medicações (Venvanse e ritalina); Causa uma série de efeitos colaterais, que serão descritos abaixo.

A dose inicial e recomendada de Venvanse é de 30 mg uma vez por dia pela manhã. A dose pode ser aumentada até o máximo recomendado de 70 mg uma vez por dia pela manhã, conforme orientado pelo médico.

Por se tratar de um medicamento psicoestimulante, o Venvanse pode causar insônia. Desse modo, recomenda-se que seja tomado pela manhã, podendo ser ingerido com ou sem alimentos. Como o medicamento pode durar até 12 horas no organismo, a ingestão durante até às 11h, por exemplo, terá efeito garantido até às 23h.

- O Venvanse e o Leponex são disponibilizados pelo SUS. O leponex, entretanto, não é disponibilizado pelo SUS para o tratamento das comorbidades do TEA, mas para o tratamento de esquizofrenias e do transtorno bipolar.

Venvanse é um medicamento estimulante do sistema nervoso central. Venvanse é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em pacientes com 6 anos de idade ou mais. Venvanse pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade em pacientes com TDAH.

A dose inicial e recomendada de VENVANSE é de 30 mg uma vez por dia pela manhã. A dose pode ser aumentada até o máximo recomendado de 70 mg uma vez por dia pela manhã, conforme orientado pelo médico.