Como vencer um fofoqueiro?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Por isso, aqui vão algumas orientações para ajudar você a parar de fazer fofocas da vida alheia.

  1. Acredite em todos e não acredite em ninguém. ...
  2. Reúna todos os fatos. ...
  3. Vá à fonte! ...
  4. Dê a todos o benefício da dúvida. ...
  5. Guarde a sua língua dentro da boca. ...
  6. Confronte a fofoca.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

Confira sete dicas extraídas da publicação para livrar o ambiente de trabalho das fofocas.

  1. Evite se envolver. ...
  2. Estabeleça um acordo entre funcionários. ...
  3. Deixe os funcionários à vontade. ...
  4. Compartilhe mais emoções positivas. ...
  5. Pense antes de falar. ...
  6. Menos queixas e mais solicitações. ...
  7. Mantenha o equilíbrio.

Os boatos arruínam amizades: “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28). Os boatos baseiam-se em rumores: “O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio” (Provérbios 11:13).

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

A fofoca é uma ação que, geralmente, é verbal, mas pode ser (também) não verbal. Como aqueles olhares, cutucões que, parecem sublinhar as falhas e os erros dos outros. Fofocar é uma ação que tem, como intenção, denegrir a imagem do outro. Portanto, o que vai nos ajudar a identificar o que é fofoca é a intenção.

Ao perceber que alguém está querendo contar uma fofoca, mude de assunto abruptamente, fazendo uma pergunta sobre outro tema, justamente para que a pessoa perceba que você não quer dar continuidade. Se ainda assim o fofoqueiro persistir, diga que você não é uma pessoa que queria compartilhar esse tipo de informação.

Um dos motivos mais comuns para a fofoca pode ser a necessidade de aliviar a ansiedade, tanto para escutar, tanto para falar sobre um fato, pois as dinâmicas comunicativas possuem um grande poder de alívio de tensão psíquica, simplesmente pelo fato de que a fala é uma das expressões mais genuínas do psiquismo humano.

Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das pessoas em questão. Também é considerada fofoca quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento.

O hábito de fofocar pode estar associado à falta de autoconfiança. Nesse caso, menosprezar um terceiro funciona como um mecanismo de autodefesa. Falar mal do outro produz a sensação de que se é melhor do que ele. Por inveja ou preconceito.

Eis o artigo da Calúnia dentro do Código Penal:
Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Se você foi vítima de difamação ou calúnia, você pode deve procurar um advogado para defender o seu caso.