Como vencer o desânimo e a depressão?

Perguntado por: emello . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Veja a seguir algumas dicas para se livrar do desânimo e ter uma vida com mais alegria e disposição!

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

Pode-se dizer, então, que esse sentimento é uma resposta a nossa falta de interesse e de satisfação com a vida. Entretanto, nem sempre a causa da ausência de ânimo é clara. Uma pessoa pode ficar desanimada “sem explicações” e não saber pontuar o que está perturbando o seu estado emocional.

Como lidar com o desânimo
Atividades físicas, pausas frequentes para relaxar e manter a alimentação e o sono em ordem ajudam a melhorar o humor, a ansiedade e o estresse. Ao aliviar estes sintomas, sentir ânimo novamente fica muito mais fácil.

  1. Compartilhe suas emoções. A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. ...
  2. Procure acompanhamento psicológico. A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. ...
  3. Tente dormir bem. ...
  4. Pratique meditação (Mindfulness) ...
  5. Procure fazer uma atividade física.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração.

Afinal, quais são as diferenças mais marcantes entre elas? Então vamos revisar: enquanto a preguiça surge em sair da inércia para fazer alguma atividade indesejada, a depressão torna todas as tarefas indesejáveis, causando, em alguns casos, a preguiça – que nada mais é do que a falta de motivação e energia.

Quando você estiver com dificuldades de fazer até mesmo atividades que antes eram prazerosas, além de uma tristeza que parece tão profunda a ponto de parecer não ter fim, você pode estar desenvolvendo um quadro de depressão. A tendência desse quadro é piorar, caso não seja verificado por um especialista.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

Morar sozinho: isolamento social, depressão e ansiedade
Existe a crença de que um paciente com depressão precisa estar rodeado de pessoas para melhorar. Também existe o medo de que vá piorar se o indivíduo morar sozinho. Isso até pode acontecer, mas é importante não generalizar, pois não há uma regra.

Jesus, peço-te que voltes comigo até o momento em que esta depressão me atacou e me libertes das raízes deste mal. Cura todas as minhas lembranças dolorosas. Enche-me com o Teu amor, a tua paz, a tua alegria. Peço-Te que restaure em mim a alegria da minha salvação.

Diagnóstico do episódio depressivo
Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Não existe um tempo médio para a durabilidade da depressão. Ela pode durar meses ou anos. A durabilidade da doença está associada a vários fatores, como intensidade, demora em buscar o tratamento, falta de apoio de familiares e amigos, genética, existência de outras doenças, dentre outros.

Veja a seguir algumas dicas para se livrar do desânimo e ter uma vida com mais alegria e disposição!

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

7 – Salmos 42:11
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”