Como vencer a timidez na faculdade?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Acredite em suas qualidades e até em seus defeitos. Ter consciência dos defeitos é importante para compreender o que precisa ser melhorado. Não valorize demais os outros ou faça comparações para diminuir a si mesmo. Tenha confiança em seu próprio potencial.

Mas, calma! Perder a timidez não é uma tarefa impossível e pode ser mais libertador do que você pensa.
...
Acompanhe o texto!

  1. Não se cobre exageradamente. ...
  2. Não tente agradar a todo mundo. ...
  3. Pratique o convívio social. ...
  4. Seja mais otimista.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo.

Reconhecendo um aluno tímido
Uma criança ou adolescente tímido é mais calado e, frequentemente, reluta em participar de atividades em grupo. Quando é solicitado que apresente algo diante da turma, pode ficar nervoso e até apresentar sinais físicos, como tremores, rubor facial e falhas na voz.

De acordo com psicólogos, a timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais.

O nome desse fenômeno, como utilizamos em nosso dia-a-dia, é a timidez, o oposto da descontração. De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

9 sintomas mais comuns da Timidez e Fobial Social

  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Dificuldade respiratória.
  • Tremores.
  • Transpiração.
  • Boca seca, dificuldade em falar.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

É momento diferente para praticamente toda a humanidade. Estar tímido e inseguro, apresente seus componentes positivos: uma pessoa tímida, em geral, pensa mais antes de falar, é mais confiável, ouve melhor, portanto aprende mais; representa menor ameaça nas convivências.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

"A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Como manter a calma mesmo em situações de estresse.
...
5 dicas para dominar o medo e a ansiedade

  1. Pergunte a si mesmo: “Qual a pior coisa que pode acontecer?” ...
  2. Enxergue tudo de forma objetiva. ...
  3. Gere soluções potenciais para o problema. ...
  4. Lembre-se da lei das probabilidades. ...
  5. Ponha ordens de stop-loss em suas preocupações.

Para você ter uma ideia 20 a 30% das crianças com TDAH não são agitadas excessivamente nem hiperativas. São quietas, tímidas, inclusive introspectivas. Algumas delas apresentam até dificuldades de socialização, de tão quietas que são.

As pessoas tímidas geralmente têm maiores dificuldades para dar opiniões e dizer o que pensam. Sobretudo se precisam discordar do outro ou fazer isso na frente de outras pessoas. São aquelas pessoas que ficam pensando sobre os assuntos, mas não conseguem expressar os pensamentos.

Quando a timidez é desfuncional
Porém, a partir do momento em que ele nos prejudica, atrapalha o nosso desempenho social e a nossa qualidade de vida, já não é mais saudável. A inibição, então, nos prejudica quando deixamos de fazer coisas que teríamos que fazer ou que temos vontade.

Existem dois tipos principais de timidez, de acordo com a psicologia: a timidez crônica e a timidez situacional. Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

“A timidez pode mantê-lo longe de muitas coisas na vida que fazem bem”, ele disse ao Huffington Post. “As pessoas tímidas sentem uma relutância geral (em encarar situações sociais que as intimidam), de modo que há um instinto natural de olhar para longe das pessoas.