Como vencer a insegurança em Deus?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por isso, precisamos orar mais em favor da nossa tranqüilidade, dirigindo-nos diretamente a Deus, principalmente para vencer a insegurança e o medo. Orar é um ato de fé e de confiança na bondade do Pai Celestial, que nos criou para sermos felizes.

O que gera insegurança
O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.

Como lidar com a insegurança?

  1. Autoconhecimento. O primeiro passo é identificar as suas inseguranças. ...
  2. Hábitos saudáveis. Os seus hábitos diários o ajudam a ter emoções boas? ...
  3. Desenvolvimento pessoal. O desenvolvimento pessoal é igualmente importante para lidar com a insegurança. ...
  4. Colaboração e tratamento.

Não tenhamos medo, pois o Senhor está do nosso lado aconteça o que acontecer, venha o que vier! Que venham ventos e tempestades da esquerda ou da direita, mas precisamos nos manter firmes, ancorados, alicerçados no Senhor, porque é Ele quem cuida de nós!

Em Salmo 34:4, está escrito: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Não podemos nos deixar dominar pelo medo. Então, hoje te convido a orar lançando fora todo medo que tem te paralisado, lembre que Deus é maior do que tudo isso que tanto lhe aflige e Ele cuidará de você.

Abaixo, selecionamos algumas dicas para começar a colocar em prática que ajudarão no processo de superação dos seus medos:

  1. Aceite os seus medos. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

5 tipos de insegurança que prejudicam seu desempenho no trabalho

  • O medo de perder nos leva a seguir maus conselhos. ...
  • O medo da escassez leva a péssimos negócios. ...
  • O medo de parecer mediano o torna mediano. ...
  • O medo de admitir a derrota nos leva a persistir nos erros. ...
  • O medo da rejeição impede o progresso.

O tipo de infância que você teve, traumas passados, experiências recentes de fracasso ou rejeição, solidão , ansiedade social , crenças negativas sobre si mesmo, perfeccionismo ou ter um pai ou parceiro crítico podem contribuir para a insegurança.

Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.

Na maioria das vezes, a insegurança está ligada a uma dificuldade da pessoa em acreditar em si e no seu potencial. Por isso, muitas vezes, existem crenças ligadas ao medo de não ser capaz, medo de não obter sucesso ou de ter a sua vulnerabilidade exposta de alguma maneira.

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

A insegurança relaciona-se com a sensação de incapacidade justamente pelo fato de que existe uma sensação forte de que nunca a pessoa será bom o suficiente, que nada do que faz traz resultados esperados ou que é inferior aos outros e não dará conta das situações sozinho.

A insegurança é um sentimento de muitas vezes não se sentir suficiente, seguro e confiante para realizar determinadas ações e tomadas de decisões. Geralmente consequência de medos adquiridos ao longo da vida, a insegurança pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles a percepção de estar vulnerável.

Medo. O medo atrapalha demais a vida do cristão, pois ele é o extremo oposto da fé. Ele faz com que a pessoa não confie nas promessas de Deus. Quando duvidamos do amor de Deus, Ele nada pode fazer em nossa vida.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Algumas dicas que podem ajudar a fazer a diferença são:

  1. identificar o seu medo;
  2. buscar formas de enfrentá-lo;
  3. ter autoconfiança;
  4. fazer uma ação diferente por dia;
  5. estar próximo de pessoas positivas.

Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.