Como vencer a inflamação?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Abaixo, listei 7 alimentos que combatem inflamação:

  1. Frutas vermelhas. As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. ...
  2. Abóbora. ...
  3. Azeite de oliva extravirgem. ...
  4. Abacate. ...
  5. Cúrcuma. ...
  6. Folhas verdes. ...
  7. Chocolate meio amargo.

A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, a cúrcuma pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre. Essa planta é muito comum na casa dos brasileiros, principalmente como tempero culinário.

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios.

Chá de gengibre

Aqui estão algumas opções de chás que podem ser benéficos para desinflamar o corpo: Chá de gengibre. O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias que pode ... Chá de erva cavalinha ou hibisco Aqueça 1 litro de água até começar a subir bolinhas, antes de ferver, e desligue o fogo.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Além do açúcar refinado, doces, sorvetes, caldas e outros alimentos açucarados e industrializados e os de panificação, que são ricos em carboidratos simples, fazem parte desta lista.

Veja a seguir!

  • Uvas roxas. Também conhecida como uva Rubi, a uva roxa tem um antioxidante poderoso, chamado resveratrol, que atua no combate aos radicais livres — moléculas instáveis produzidas pelo próprio organismo, mas que, em excesso, causam graves doenças, como câncer e alzheimer. ...
  • Brócolis. ...
  • Ômega 3. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Abacate.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  • Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  • Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  • Problemas digestivos. ...
  • Pele irritada. ...
  • Ganho de peso. ...
  • Dieta anti-inflamatória. ...
  • Exercício físico.

A inflamação é uma reação natural do organismo para combater um quadro de infecção ou lesão de um tecido. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.

A inflamação aguda é de curta duração, de alguns minutos ou horas ou um a dois dias, dependendo do estímulo causal, e suas principais características são a exsudação de fluidos e proteínas do plasma e emigração de leucócitos, predominantemente neutrófilos.

Ela pode acontecer em resposta à exposição a uma substância, como picada de abelha ou poeira, uma lesão ou uma infecção. Existem cinco sinais e sintomas principais de inflamação aguda: dor, vermelhidão (resultante do aumento do fluxo sanguíneo na área afetada), perda de função, inchaço e calor.

Os resultados indicam que a suplementação de vitamina D pode ser um útil adjuvante terapêutico para o controle do processo inflamatório agudo. PALAVRAS-CHAVE: Anti-inflamatórios; Colecalciferol; Inflamação; Vitamina d.

O suco de beterraba, limão e abacaxi, ensinado pela nutricionista Aline Quissak, possui propriedades anti-inflamatórias, antitumorais e antioxidantes que trazem mais disposição para o seu dia.

Continuar lendo Como vencer um bloqueio?