Como vencer a hipotonia?

Perguntado por: rramires6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O tratamento da criança que tem hipotonia deve ser adaptado à condição específica. Em geral, a terapia é de suporte, com acompanhamento de vários profissionais. Palavras-chave: Hipotonia Muscular, Criança, Tono Muscular.

Em outros, a hipotonia precisa ser tratada isoladamente e o paciente pode fazer sessões de fisioterapia, de terapia ocupacional ou mesmo de fortalecimento muscular para, aos poucos, ir recuperando seus movimentos e tratando a hipotonia.

Quem diagnostica hipotonia? [Passos para o diagnóstico]
O médico ortopedista infantil, o neuropediatra e o fisioterapeuta neurofuncional são profissionais que podem ser procurados em casos de suspeita de hipotonia muscular, oferecendo um diagnóstico para os pais.

Durante o primeiro ano de vida o tônus muscular varia de flexor (no RN a termo) para hipotônico (entre 6 e 8 meses), até atingir valores normais no fim do primeiro ano de vida.

Exercícios do Treinamento Funcional para ganhar tônus muscular

  1. Flexão de braços (empurrar) ...
  2. Flexão de braços (puxar) ...
  3. Agachamento. ...
  4. Afundo com pliometria. ...
  5. Levantamento terra e remada curvada.

"A hipotonia ou o tônus muscular baixo é a diminuição da força muscular e dos músculos. Por isso, os músculos não são tão firmes quanto o esperado em termos de desenvolvimento.

As principais doenças que causam hipotonia são aquelas decorrentes de falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas. Ainda, algumas infecções como Meningite e Zika podem também gerar esse sintoma.

Causas

  • Paralisia cerebral.
  • Danos cerebrais (normalmente devidos a falta de oxigenação no nascimento)
  • Distrofia muscular.
  • Síndrome de Down.
  • Síndrome de Prader-Willi.
  • Doença de Tay-Sachs.
  • Trissomia 13.

No adulto, a hipotonia traduz-se por perda de equilíbrio com quedas frequentes, dificuldade em levantar-se a partir da posição sentada ou deitada, grau invulgarmente elevado de flexibilidade dos calcanhares, joelhos e cotovelos, dificuldade em alcançar ou erguer um objeto.

Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.

CID 10: P942 CID
O código é P942, a descrição é hipotonia congênita, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são P942 não há nenhum.

Interposição da língua
A grande vilã é a hipotonia, ou seja, falta de tônus muscular. A fraqueza muscular causa a projeção da língua. O mal posicionamento lingual pode acarretar alterações no crescimento orofacial incluindo alterações dentárias.

O tônus muscular é determinado por estímulos nervosos, sendo um processo totalmente inconsciente, mas mantém os músculos em alerta para entrar em ação.

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

Hipotonia esfincteriana = alto risco de incontinência pós-operatória. Avaliação pré-operatória em fístulas anais complexas, para orientar o cirurgião do risco de incontinência no pós-operatório. Pressão esfincteriana normal = baixo risco de incontinência pós-operatória.

Segundo a neurologia e psicologia a criança demora alguns anos para se reconhecer, com o estimulo de ver a duplicação de imagem ela pode sim desenvolver transtornos neurológico, então cuidado, evite portas de armários espelhadas e detalhes com espelhos no quarto do bebê.