Como vemos o Holocausto hoje em dia?

Perguntado por: tvasconcelos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

A única comparação possível da situação atual com o Holocausto é compreender que a mentira e o ódio, hoje disseminados quase livremente nas redes, podem ter como resultado as piores ... A data hoje é lembrada como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O Legado dos Sobreviventes do Holocausto
Vamos falar – e agir – contra o racismo, contra o ódio, contra o antissemitismo, contra atrocidades, contra a injustiça e contra o crime dos crimes cujo nome devemos tremer ao mencionar: genocídio.

Sem ter para onde ir, uma vez que não mais tinham onde viver e trabalhar, dezenas de milhares de sobreviventes, oriundos do leste da Europa, ficaram desabrigados, tendo que migrar para países do oeste europeu que já haviam sido liberados pelos Aliados.

Após o holocausto, o mundo ocidental seria marcado pela necessidade de evitar que um evento desse tipo ocorresse novamente. Nisso, noções como direitos humanos, o combate a projetos autoritários e a defesa das minorias ganharam força e se tornaram valores em prol de um mundo mais justo.

Os pacientes internados eram submetidos a todo tipo de tortura: eram violentados, passavam frio e fome. Nem roupas eram fornecidas para os pacientes, que andavam quase nus. Poucos conseguiam alguns trapos para se vestir. Em noites de frio, chegaram a ser registradas 60 mortes.

Os horrores do Holocausto constituíram um substrato para legitimar as normas de direitos humanos e muitas outras convenções das Nações Unidas. As atrocidades da guerra não haviam conduzido previamente ao triunfo dos direitos humanos.

O Holocausto refere-se especificamente à perseguição sistemática, patrocinada pelo Estado nazista, e ao assassinato de 6 milhões de judeus entre 1933 e 1945. Contudo, houve milhões de outras vítimas de perseguição nazista que também foram assassinadas durante esse mesmo período.

Segundo a historiadora, “o problema do Holocausto não é só o que aconteceu, mas também as lições que se podem tirar para o presente e para o futuro”. Até porque “a História constitui um aviso daquilo a que pode levar um novo recrudescimento do racismo e da xenofobia”, remata.

Genocídio que matou milhares de judeus na Alemanha
O holocausto resultou no extermínio de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha. O genocídio foi uma drástica medida adotada pelo governo nazista, que pretendia acabar com todos os grupos étnicos não pertencentes a raça ariana (branca).

De acordo com a jornalista Daniela Arbex, autora da publicação, a vida dos internos do Colônia envolvia “um cotidiano de muita limitação, de frio, de fome, de maus tratos físicos e tortura psicológica”. Os pacientes, que muitas vezes eram internados sem qualquer critério, eram os excluídos da sociedade.

Uma das principais consequências do Holocausto, além do assombroso número de mortes, foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945. Os objetivos eram manter a paz entre as nações, resolver conflitos de forma pacífica, promover os direitos humanos e auxiliar as vítimas da Segunda Guerra.

A palavra holocausto é de origem grega holos (todo) e kaustro (queimado). Do hebraico Shoá (a catástrofe). Originalmente, o termo holocausto era utilizado para nomear uma espécie de sacrifício praticado pelos antigos hebreus, em homenagem ao seu Deus, em que a vítima era totalmente queimada.

O que se praticou no Hospício de Barbacena foi um genocídio, com 60 mil mortes. Um holocausto praticado pelo Estado, com a conivência de médicos, funcionários e da população.

Estima-se que cerca de 20 mil a 25 mil judeus sobreviventes desembarcaram no Brasil durante e depois da guerra. Muitas dessas pessoas escolheram o Estado de São Paulo como um novo lar. Joshua Strul, de 89 anos, tinha apenas 8 quando as tropas nazistas chegaram à Romênia.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

Holocausto ou Shoah (palavra hebraica que significa, literalmente, "destruição, ruína, catástrofe") é o termo utilizado para denominar o fenômeno de destruição sistemática - perseguição, exclusão sócio-econômica, expropriação, trabalho forçado, tortura, ghetoização e extermínio de seis milhões de judeus da Alemanha e ...

Que informações você obteve do livro Eu sobrevivi ao Holocausto após a leitura dessa resenha? refletem uma opinião. 8. A ideia de que a humanidade não pode esquecer o que foi o Holocausto tem aparecido em todas as atividades de Língua Portuguesa propostas aqui.

A partir da reforma, os manicômios passaram a ser encarados como última opção de tratamento e ganhou vez a política de não internação, com a adoção das casas terapêuticas. Barbacena, inclusive, mudou completamente a política de tratamento das pessoas com problemas mentais.