Como vc se imagina daqui a dez anos?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O primeiro passo na hora de responder “como você se imagina daqui a dez anos?” é ter certeza em relação a seus objetivos de carreira. Reserve um tempo para pensar sobre seu futuro profissional nos próximos dez anos, levando em consideração as principais metas que você deseja atingir. Quer adquirir novas habilidades?

Exemplos de resposta
Penso que, conforme eu demonstre e desenvolva as minhas habilidades, posso ocupar uma posição de liderança e gerir a minha própria equipe de acordo com os objetivos do negócio.” “Eu amo a área da comunicação e do marketing e tenho muita facilidade em fechar parcerias entre marcas.

Essas metas podem ser:

  • Conquistar um aumento de salário;
  • Alcançar um determinado cargo na carreira;
  • Comprar um imóvel;
  • Abrir um negócio;
  • Criar uma família;
  • Viajar pelo mundo;
  • Investir no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Qualquer outro plano de curto, médio ou longo prazo.

Basicamente, o projeto de vida segue a mesma lógica da brincadeira de criança, de identificar o que se deseja ser e o que será necessário fazer para chegar lá, incluindo, também, objetivos pessoais. A diferença, claro, está no fato de que isso envolve escolhas reais e não se trata mais de um passatempo infantil.

Aos 20 anos, a grande expectativa está, em geral, voltada para a formação profissional e a colocação no mercado de trabalho. Exercícios e a prática de esportes são frequentes nesta faixa etária, porém valorizam mais o aspecto físico e visual do que necessariamente a saúde.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Para entender o que você espera da sua carreira, é preciso analisar o seu plano profissional e quais são as suas expectativas (de curto, médio e longo prazo) com o futuro emprego ou o atual, caso já tenha um. Assim, é possível definir o melhor caminho a seguir.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Uma resposta boa para a pergunta “Fale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.

Para o meu futuro melhor eu espero, primeiramente, uma melhora na educação e saúde. Com isso terei uma chance maior de passar na faculdade que eu desejo. Saúde melhor para quando ocorrer uma urgência e também para quando eu formar uma família.

É de Clarice Lispector (1920-1977), escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, a afirmação: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

O planejamento para o futuro, envolvendo as finanças, funciona como um guia, um roteiro a ser seguido. Como analogia, pense em um plano de viagem, por exemplo. Planejar suas finanças passa, basicamente, pelas mesmas tarefas. Você deve ter um objetivo claro em mente e estudar de que forma ele pode ser alcançado.