Como vc define qualidade?

Perguntado por: agil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Mas o que é qualidade em uma empresa? Qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes. Outras definições incluem: grau de excelência ou perfeição, melhor absoluto, conformidade às normas e aos requisitos funcionais, adequado para a finalidade para a qual foi projetado.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Exemplos: Homem bom (qualidade)

Qualidade é o valor percebido pelos clientes, que possuem requisitos e necessidades diferentes. Influenciados pelo que o seu cliente/público alvo procura e deseja, e interfere de forma decisiva na competividade e aumento da produtividade das empresas.

São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.

A garantia da qualidade é realização de uma inspeção, teste ou auditoria dos requisitos de qualidade do produto fabricado e dos resultados de testes e medições de controle de qualidade. O objetivo é garantir que os padrões de qualidade sejam utilizados da forma esperada, isento de não conformidades.

Os pilares são respectivamente:

  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Efetividade;
  • Otimização;
  • Equidade;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade.

Quais os 8 pilares fundamentais para a gestão da qualidade

  1. Foco no cliente. ...
  2. Liderança proativa. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Boa relação com os fornecedores. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos. ...
  8. Conscientização de todos os colaboradores.

Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".

O QFD (Quality Function Deployment), ou Desdobramento da Função Qualidade, é um método capaz de levantar informações úteis sobre quais necessidades, prioridades e perspectiva do consumidor podem ser traduzidas e materializadas no desenvolvimento de processos, produtos e serviços.

Nesse contexto, a qualidade garante não só mais satisfação ao consumidor, como também proporciona mais bem-estar entre os seus colaboradores, uma vez que diminui o retrabalho dentro da empresa.

Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.

O primeiro passo para identificar seus defeitos e qualidades é exercitar a autocrítica e abrir-se para o autoconhecimento, o que nem sempre é um caminho fácil ou agradável. Fazer terapia ajuda, mas você pode fazer sua própria autoavaliação, respondendo algumas perguntas para você mesmo.