Como vc cuida de si mesmo?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Como cuidar melhor de si mesmo?

  1. Reserve momentos para ficar só ...
  2. Desenvolva conexões sociais. ...
  3. Faça atividades físicas regularmente. ...
  4. Pratique hobbies que ofereçam satisfação. ...
  5. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  6. Cuide da sua saúde mental. ...
  7. Faça check ups periódicos.

Evite hábitos prejudiciais

  1. beba no mínimo 2 litros de água;
  2. durma bem;
  3. faça exercícios;
  4. cuide da alimentação;
  5. faça exames regularmente;
  6. evite açúcar;
  7. evite hábitos prejudiciais;
  8. faça check-up regularmente.

O simples fato de estar cuidando de si mesmo já aumenta sua autoconfiança, autoestima e até seu poder de empatia e zelo consigo mesma. Além de atividades cotidianas, como cuidar de sua pele, seu corpo e seus hábitos, dar uma atenção extra aos seus sentimentos é talvez o autocuidado mais poderoso de todos.

O Autocuidado aumenta o nosso bem-estar e, dessa forma, aumenta também os nossos sentimentos de felicidade, confiança e envolvimento com o mundo e com os outros. Ajuda-nos a ultrapassar adversidades e momentos difíceis. Torna-nos mais resilientes e menos vulneráveis.

Resumo. A ética do “cuidado de si” consiste em um conjunto de regras de existência que o sujeito dá a si mesmo promovendo, segundo sua vontade e desejo, uma forma ou estilo de vida culminando em uma “estética da existência”.

Ter cuidado em; tratar de.

Manter-se saudável é uma das grandes metas da vida de muitas pessoas, porém, para manter a saúde do corpo é preciso cuidar-se diariamente. Pequenos cuidados fazem sim toda a diferença e mantém o indivíduo em equilíbrio por muito mais tempo. Alimente-se bem!

Como cuidar da saúde mental e emocional em 7 dicas

  1. Cuide da saúde física.
  2. Tenha boas relações.
  3. Valorize os momentos de lazer.
  4. Diminua o tempo online.
  5. Estabeleça objetivos.
  6. Priorize seu sono.
  7. Tenha ajuda profissional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Não se preocupar consigo mesmo e não se cuidar é uma forma de se agredir e de se desvalorizar. Nossa própria autoestima fica afetada quando não atentamos para nós, já que não estamos cuidando de aspectos básicos do nosso crescimento e aprendizagem.

Vou cuidar de mim. De mim do meu coração e dessa minha mania de amar demais, de querer demais, de esperar demais. E nessa de cuidar, vou cuidar de mim. De mim, do meu coração e dessa minha mania de amar demais, de querer demais, de esperar demais.

É comum ouvirmos que para cuidar, antes de tudo é necessário cuidar-se. Assim, prestar atenção à existência pessoal é a primeira forma de cuidado, e a partir daí, já podemos ver o outro e prestar-lhe atenção. Para cuidar, temos que nos sentir bem e para isso é importante encontrar tempo para si mesmo.

Quem ama cuida, protege, entende as diferenças; entende que ninguém é perfeito; entende que amar é um sentimento que vem da alma. Quem ama cuida, quem ama quer estar junto, se preocupa, quer a felicidade do outro. Quem ama proporciona em maioria, sorrisos, e não lágrimas. Quem ama seca as lágrimas e não as causa.

A ausência de cuidados consigo mesmo também pode deteriorar a saúde mental e causar depressão e ansiedade. Isso acontece porque você não está se valorizando do modo como deveria, então é mais fácil adotar hábitos patológicos. Com o tempo, eles aumentam o seu mal-estar até que uma enfermidade psicológica surja.

1. Cuida da sua vida. Expressão usada para dizer para uma pessoa inconveniente cuidar da vida dela e não se intrometer na sua vida ou na dos outros.

No fim, sempre sou eu quem cuida de mim, quem me mima, quem me faz sorrir. Sou eu quem depois de um longo dia ouve atentamente todas as minhas queixas e quem enxuga as minhas lágrimas. Sou eu quem me ajuda quando mais ninguém pode. Sou eu quem sempre fica, apesar de tudo.

Quem cuida de mim é assim… Um livro que explora, de forma lúdica, um olhar sobre a maternidade para além dos estereótipos.