Como vai ser o inverno 2023 no RS?

Perguntado por: acavalcante6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O inverno começa nesta quarta-feira (21/9), às 11h58min.

"Se comparar a temperatura média durante todos os meses de inverno de 2023, teremos, no final da estação, uma temperatura média acima do normal em todas as regiões do País. A única exceção será o Rio Grande do Sul, que deve registrar temperatura um pouco abaixo do normal", disse a meteorologista.

Fenômeno El Niño será responsável por mudanças na chuva e temperatura da estação mais fria do ano. O inverno começa nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina em 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília.

Frio chega a partir de maio e junho.

Uma frente fria vai causar queda de temperatura nos últimos dias de junho de 2023, mas não será para todos.

No caso do verão de 2023, a Metade Norte do Rio Grande do Sul e áreas mais próximas da costa devem ter mais chuva, apesar de irregular, que o Sul, o Centro, a Campanha e o Oeste que terão um risco de estiagem maior. Portanto, nas praias, o Litoral Norte terá mais chuva que os balneários do Litoral Sul.

de agosto

O mês de agosto tende a ser mais frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde as temperaturas ficam um pouco abaixo da média no centro-oeste gaúcho e no extremo oeste catarinense.

Inverno na Região Sul
Espera-se que as temperaturas fiquem acima da média na maior parte do inverno. No entanto, a entrada de massas de ar de origem polar pode resultar em declínio nas temperaturas em alguns dias, permitindo a ocorrência de geada em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude.

A primeira semana de julho deve trazer uma nova temperatura para a capital paulista. Publicado em 3 de julho de 2023 às, 15h13. Última atualização em 3 de julho de 2023 às, 15h24. A primeira semana de julho começou fria na capital paulista e deve permanecer assim.

O inverno começa nesta quarta-feira (21/9), às 11h58min. Nos próximos meses, a efetivação do fenômeno El Niño favorecerá a ocorrência de precipitações regulares no Rio Grande do Sul.

A geada ocorrerá mesmo com incursões de ar frio mais fracas e será mais ampla na presença de massas de ar polar de maior intensidade, especialmente em junho e julho.

Assim, sob a regra de que um inverno rigoroso é aquele em que o frio é mais constante e forte, a estação em 2023 tem altíssima probabilidade de não ser rigorosa e, ao contrário, ter baixo número de episódios de ar polar intenso com predomínio de dias de marcas acima dos padrões climatológicos.

Santa Catarina é um dos únicos estados do Brasil onde é possível ver neve.

Outono 2023 será de normalidade, com retorno das precipitações regulares ao RS. O outono de 2023 começa nesta segunda-feira (20/03), às 18h25 (horário de Brasília) e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho.

No Sul, a estação começa com chuvas irregulares, principalmente no Rio Grande do Sul. Em abril, as temperaturas ainda estarão acima da média e os volumes de chuva aumentarão gradualmente. Quem mora na região também poderá esperar por grandes variações térmicas, sempre alternando com temperaturas um pouco mais altas.

Temperaturas de 40ºC estão sendo registradas em território gaúcho. A onda de calor vai continuar, mas há chances de que ela se dissipe em fevereiro. Os gaúchos iniciaram o ano de 2023 já sofrendo com uma intensa onda de calor que assola o Estado.

O próximo mês terá temperaturas mínimas acima da média no Estado, que costumam ficar entre 6°C e 12°C, dependendo da região. Já as máximas ficarão abaixo da média.

Três frentes frias importantes devem passar sobre o Brasil durante o mês de junho. Pelo menos dois destes sistemas devem ter potencial para causar acentuada queda de temperatura em grandes áreas do país.