Como vai ser a nova identidade 2023?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O novo documento vai ser impresso sem o campo referente ao sexo e constará apenas NOME (o qual a pessoa declara no ato da emissão), não havendo mais a distinção entre nome social e nome do registro civil.

úteis? maiores de 18 anos são 15 dias úteis.

O novo documento, que por enquanto é emitido apenas em 12 estados, vai substituir gradualmente o RG. E, em vez de ter um número próprio, vai usar o próprio CPF como identificação. Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação.

Há algum custo para pedir a identidade? Não. A primeira via da nova carteira e as renovações são gratuitas, assim como já é feito com outros documentos.

A nova Carteira Nacional de Identidade (CIN), que vai substituir gradualmente o RG e que começou a ser implementada em 2022, já pode ser emitida em 12 estados brasileiros. As demais unidades da federação têm até 6 novembro para começar a emissão do documento.

Para fazer a emissão, é necessário que o cidadão leve até o local um documento com foto, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e CPF em situação regular. Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

R$ 42,00

Neste caso, não é necessário agendamento. É preciso desembolsar R$ 42,00 para a emissão da segunda via do RG.

A pessoa que solicitar a segunda via do RG por meio de um Cras receberá um documento para ir até o Instituo de Identificação, da Polícia Civil (PC-PR). É este documento do Cras que vai garantir a gratuidade na emissão da segunda via.

Os documentos de identidade antigos perderão a validade em 29 de fevereiro de 2032. Já o novo RG possui prazo de validade, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.

O prazo para entrega é de até 7 dias úteis a partir da data do requerimento. Se a última via do RG tiver sido impressa pelo Detran a partir de 5 de abril de 2019 e com data de emissão há menos de 3 anos, é possível solicitar a 2ª via através do site sem a necessidade de agendamento.

Os documentos serão emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública. O novo padrão de Carteira Nacional de Identificação será obrigatório para todos os brasileiros de até 60 anos — para os mais velhos, o antigo RG valerá por tempo indeterminado.

A CIN em papel ou policarbonato pode ser emitida nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal. Lembrando que, por enquanto, somente quem ainda não possui nenhuma cédula de identidade pode fazer a solicitação da nova carteira.

Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento; A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único; Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel; Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.

A nova Carteira de Identidade Nacional já é obrigatória para emissão desde agosto de 2022. Já o antigo RG vai continuar valendo até 2032.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

Certidão de Nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação. Certidão de casamento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação.

Prazo para emissão: Até 50 dias.

  1. 2 ª Via de RG (Menor e Maior de 18 anos) - Certidão de nascimento ou casamento original e xerox; - Xerox do RG anterior ou algum documento que comprove o número do RG; ...
  2. 2 ª Via de RG (Menor e Maior de 18 anos) - Certidão de nascimento ou casamento original e xerox;