Como vai se chamar o novo continente?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Mas, por meio de modelos desenvolvidos em um supercomputador, cientistas da Austrália e da China previram recentemente como poderá ser a Terra daqui a 200 a 300 milhões de anos: o Oceano Pacífico desaparecerá e surgirá um novo supercontinente chamado Amásia, ao redor do que hoje é o Polo Norte.

Ele mantém um canal no Youtube onde publica as animações que resultam dos seus estudos. Seu grande projeto é a Pangaea Proxima, ou a Próxima Pangeia: ele acredita que, em 250 milhões de anos, todas as porções terrestres do planeta estarão juntas novamente.

Zelândia

De acordo com estudo, o sétimo continente se chama Zelândia, e se forma com a junção dos arquipélagos da Nova Zelândia e da Nova Caledônia.

Chamado Zealandia, oitavo continente tem 5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 94% estão debaixo d'água. Publicado em 25 de junho de 2020 às, 11h38. Um continente escondido debaixo do oceano Pacífico.

A superfície do planeta Terra se encontra dividida em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida.

Se reconhecida, a Zelândia será o oitavo nome na relação que já inclui Europa, Ásia, África, Antártida, Oceania, América do Norte e América do Sul. Qual a origem do nome dos continentes? África, Ásia, Europa e Oceania são nomes emprestados de divindades gregas.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos.

Próximo supercontinente pode se formar quando Oceano Pacífico desaparecer. O mundo pode ter um novo supercontinente dentro de 200 milhões a 300 milhões de anos, à medida que o Oceano Pacífico encolhe e fecha.

É provável que você não esteja mais aqui para ver. Mas saiba que o mundo que está deixando para seus netos e bisnetos será mais quente, terá altas taxas de densidade demográfica, mais gente vivendo em áreas com escassez de água e alguns animais extintos.

Antes da Pangeia, o último aglomerado continental de que se tem notícia, foi formado entre 175 e 336 milhões de anos atrás. Os cientistas apontam registros de existência de outros nove: Gondwana, Pannotia, Rodinia, Columbia (Nuna), Atlantica, Arctica, Kenorland, Ur e Vaalbara.

Somando África, Oceania e Antártida, teríamos assim sete continentes - a Zelândia viria a ser o oitavo. O principal autor do artigo, o geólogo neozelandês Nick Mortimer, disse que os cientistas vêm se debruçando sobre as informações há mais de duas décadas para provar que a Zelândia é um novo continente.

O globo terrestre possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos.

A ilha de lixo que flutua no Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhões de pedaços de plástico flutuantes que matam, anualmente, milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.

Demorou 130 milhões de anos para ele se separar totalmente, mas quando isso aconteceu, deixou para trás fragmentos que já foram espalhados por todo o globo, formando a América do Sul, África, Madagascar, Antártida, Austrália, Península Arábica, o Subcontinente Indiano e Zelândia.

Mu, assim como Atlântida e Lemúria, é considerado um antigo continente lendário que entrou em colapso devido a um cataclismo.

A América é o segundo maior continente do mundo. A América é um dos seis continentes do mundo. Ela é comumente dividida em América do Norte, América Central e América do Sul. A geografia da América é bastante diversificada em relação à ampla extensão latitudinal desse continente.

O mundo é atualmente formado por 193 países reconhecidos internacionalmente. Eles se distribuem por todos os continentes, com exceção da Antártica.

Continentes e seus oceanos
Há no planeta, além dos seis continentes, cinco grandes oceanos. São eles: oceano Atlântico, oceano Pacífico, oceano Índico, oceano Glacial Ártico e oceano Glacial Antártico.

Quando os polinésios Maoris chegaram ao território que posteriormente ficou conhecido como Nova Zelândia, o país tornou-se o último significantemente grande a ser descoberto pelos seres humanos. Isso aconteceu entre 1250 e 1300.